Twitter anuncia que passará a pagar criadores de conteúdo

Programa entrará em estágio de testes com perfis selecionados, segundo o Twitter. Criadores receberão parte da receita de anúncios

MPF Foto colorida de um celular com o ícone do Twitter - Metrópoles

Getty Images/ Future Publishing

Twitter anunciou que fará uma mudança inédita em sua política de relação com criadores de conteúdo. A rede social, comprada no ano passado pelo bilionário Elon Musk, lançou um programa para pagar seus maiores criadores e diz que pretende “ajudar as pessoas a ganhar a vida diretamente no Twitter”.

O programa começará em estágio de testes com perfis selecionados, em pagamento por meio de compartilhamento da receita de anúncios. O comunicado foi feito na noite de quinta-feira (13/7).

A nota do Twitter sobre a política não forneceu mais detalhes sobre quais contas serão escolhidas para os testes iniciais e sobre quais seriam os valores.

“Isso significa que os criadores podem obter uma participação na receita de anúncios a partir das respostas a suas postagens. Isso faz parte do nosso esforço para ajudar as pessoas a ganhar a vida diretamente no Twitter”, diz o Twitter, em nota.

O novo programa foi batizado de Ads Revenue Sharing (compartilhamento de receita de anúncios, em inglês).

As inscrições para criadores que queiram participar do programa serão lançadas “em breve”, segundo a plataforma.

O Twitter afirma que a possibildade de receber os pagamentos deve valer para todos os países em que há operação da plataforma Stripe, o que, teoricamente, seria o caso do Brasil. Mas ainda não há mais detalhes sobre os países participantes no curto prazo.

Condições

Para participar do programa, criadores deverão ser assinantes do Twitter Blue (a assinatura que garante um selo azul aos perfis); ter ao menos 5 milhões de impressões em suas postagens em cada um dos últimos três meses; ser aprovado em uma revisão humana pela equipe.

O Twitter já oferecia uma possibilidade de monetização de conteúdo por meio do Creator Subscription, lançado em 2021, em que usuários poderiam oferecer conteúdo pago a seguidores. Mas o novo programa seria o primeiro com um modelo de compartilhamento de receita de anúncios com os criadores, em formato similar ao já adotado em plataformas como YouTube (do Google) e TikTok.

Crise no Twitter

As movimentações na política do Twitter para criadores ocorre em momento em que a plataforma tem sofrido com perda de anunciantes e menor engajamento de usuários de peso, como celebridades e artistas. A plataforma foi adquirida pelo bilionário Elon Musk, dono da Tesla, em uma transação de US$ 44 bilhões, mas perdeu dois terços de seu valor desde então.

Neste mês, a plataforma ganhou ainda um novo concorrente de peso, o Threads, lançado pela Meta (dona também de Facebook, Instagram e WhatsApp). O Threads acumulou mais de 100 milhões de usuários nos primeiros dias após o lançamento, em um cadastro conjunto com o perfil no Instagram.

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