Alunos realizam atividade com moda sustentável em escola de Rio Branco

Para a realização do projeto foram reaproveitadas peças de roupas já usadas

Alunos da escola rural Doutor Santiago Dantas, em Rio Branco, realizaram um desfile de moda sustentável durante uma disciplina eletiva ofertada na instituição.

A professora responsável pelo projeto foi Denise Arruda, que contou ao ContilNet um pouco sobre o processo de criação das peças.

Alunos durante preparação das peças – Foto: cedida

Segundo a professora, os próprios alunos fizeram a escolha da disciplina e durante todo um semestre participaram de aulas teóricas e práticas, culminando com a apresentação das peças. “A eletiva Moda Sustentável Hibrida foi escolhida na escola pelo alunos. Os alunos podiam eleger entre duas eletivas. Os que ficaram na eletiva de moda sustentável tiveram um semestre de eletiva. Sendo que foi passado todo o conteúdo teórico e foram para prática. Os alunos participaram de forma direta em toda ação. Desde o momento da 1° aula que ensinava o ponto simples à mão, costura na máquina, tirar medidas e  fazer croqui”, contou.

Foto: Reprodução

Para a realização do projeto, foram reaproveitadas peças de roupas já usadas. Os alunos receberam doações de amigos, familiares e também de servidores da escola. “Com essas roupas, eles faziam customizações, personalizavam, transformavam. Fizeram roupas, bolsas, ecobag, toucas de cetim e, ainda, aprenderam fazer técnica de tingimento natural com insumos regionais, como açafrão, urucum e crajiru” destacou.

Foto: Reprodução

De acordo com a docente, o intuito da disciplina era despertar o pensamento dos estudantes quanto ao consumo consciente:

“Meu objetivo era despertar a criatividade e pensamento consciente dos alunos. Buscando se importar com o meio ambiente, com toda forma de vida. A indústria da moda é uma das mais poluentes. Então eles perceberam que roupas não são descartáveis e a compra não pode ser desenfreada. O objetivo era que eles soubessem que podem utilizar suas roupas que não usam e repaginar”, explicou.

A professora ressaltou que essa foi a primeira vez que a escola realizou um projeto como este e que por ser uma escola de zona rural, disciplinas práticas como não são comuns.

PUBLICIDADE