Neymar Jr. chegou na Arábia Saudita nesta sexta-feira (18/8), para jogar no time Al-Hilal. O jogador de futebol chamou atenção nas redes sociais ao desembarcar no país islâmico usando um crucifixo.
Vídeos que circulam na internet mostram o brasileiro usando um colar com um crucifixo. “E o Neymar chegando na Arábia Saudita com um colar crucifixo grandão kkkkkkk”, disse um internauta.
Neymar chegou na Arábia portando um CRUCIFIXO. Ele pode! pic.twitter.com/oilbRNhwBR
— Wesllen Queiroz (@WesllenQS) August 18, 2023
“Neymar chegou na Arábia com um cruccifixo no pescoço, pode anunciar Vasco”, comentou outro, com emojis de choro. “Neymar chegou na Arábia portando um CRUCIFIXO. Ele pode!”, apontou um terceiro.
Uso é proibido?
O professor de geopolítica do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da UFRJ Fernando Brancoli explicou que o uso de crucifixo na Arábia Saudita não é necessariamente proibido, e apontou um “tratamento diferenciado” ao jogador.
“A gente está falando de um país que tem como base jurídica o Alcorão e algumas normas suplementares. Então, não há uma norma que proíbe, por exemplo, usar algum tipo de utensílio ou item religioso. Mas isso pode variar dependendo do contexto. Em uma mesquita é proibido símbolos que não são islâmicos. A princípio, ele poderia ter problemas em usar esse tipo de cruz em contexto público”, disse ao jornal O Globo.
“Se um cidadão normal tivesse problemas maiores por usar um crucifixo muito grande, muito chamativo, o Neymar pode receber um tratamento diferenciado. Mas a expectativa é que ele se comporte de maneira discreta, não faça declarações públicas a respeito da religião”, completou.
Cristiano Ronaldo, que também elenca o time da Arábia Saudita e está morando no país, comemorou um gol com o sinal da cruz. Nada foi feito com o jogador de futebol.