Em 2023, Rio Branco registrou mais de mil inquéritos de violência contra mulher

Nesta quarta-feira a Sejusp-AC relançou o aplicativo Mulher Segura

Dados da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Rio Branco mostram que, em 2023, foram instaurados 1.033 inquéritos de violência contra a mulher. O número se aproxima do total de procedimentos registrados durante todo o ano de 2022, quando foram instaurados 1.176 inquéritos.

De acordo com a delegada titular da Deam em Rio Branco, Elenice Frez, uma média de 10 mulheres são atendidas por dia em situações em que há instauração de inquérito policial e solicitação de medidas protetivas.

O lançamento do aplicativo Mulher Segura aconteceu nesta quarta-feira (23) – Foto: Assessoria

Nesta quarta-feira (23), a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp-AC) relançou o aplicativo Mulher Segura, que funciona como um botão de socorro para quando a mulher precisar de atendimento policial.

Para utilizar o aplicativo, a mulher precisa ter medida protetiva em aberto e está cadastrada no sistema das 1ª ou 2ª Vara de Proteção à Mulher. Ao realizar o primeiro acesso, o aplicativo fica ativo e a qualquer momento que for acionado, a ocorrência chegará ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), que enviará a viatura mais próxima para atender a solicitação.

O aplicativo já existia, mas passou por melhorias, ao baixar, de forma automática o sistema baixa os dados da mulher.

PUBLICIDADE