Este mês engloba diversas ações preventivas de cuidado com a saúde e uma delas tem como foco justamente a preservação da vida. Trata-se da campanha de prevenção ao suicídio, o “Setembro Amarelo”.
Abaixo, o Terra conta como e quando a campanha foi criada, por que essa foi a cor escolhida e qual a missão divulgada, entre outros fatos importantes. Confira:
O que significa o mês Setembro Amarelo?
Setembro amarelo é o título da campanha nacional de prevenção ao suícidio. Durante o mês, iniciativas para promover a saúde mental e alertar a sociedade sobre a importância de discutir o tema são reforçadas por órgãos públicos e setores privados. Além disso, o momento serve também para combater o estigma que ainda existe em torno de doenças mentais.
Setembro Amarelo 2023
Neste ano, o lema da campanha é “Se precisar, peça ajuda!”. O objetivo é estimular nos cidadãos brasileiros uma postura ativa em relação ao cuidado com a própria saúde mental e no apoio a quem está por perto.
“Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente”, diz a Associação Brasileira de Psiquiatria no site oficial da campanha.
Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
O mês não foi escolhido aleatoriamente. O dia 10 é marcado como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
A data, que funciona como um compromisso global para alertar sobre o problema, foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e é endossada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Quem criou a campanha Setembro Amarelo?
A iniciativa foi criada em 2013 por Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Naquele ano, ele colocou a campanha no calendário nacional e, desde 2014 conta com apoio de entidades como o Centro de Valorização à Vida (CVV) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) para disseminar a mensagem.
Por que a cor amarela foi escolhida para a campanha?
A cor faz referência à morte de Mike Emme, adolescente de 17 anos que tirou a própria vida em setembro de 1994, nos Estados Unidos.
Ele tinha um Mustang amarelo e sua família distribuiu cartões com fitas amarelas e frases motivacionais no velório para ajudar pessoas que também estivessem enfrentando problemas emocionais. Essas fitas se tornaram o símbolo da campanha e, em 2015, também foram adotadas no Brasil.
Dados sobre suicídio
A relevância da campanha é justificada pelos números: o suicídio é a quarta causa de morte entre jovens brasileiros de 15 a 29 anos. A nível mundial, a situação não melhora — a OMS aponta o suicídio como a segunda maior causa de morte entre jovens.
São cerca de 800 mil vidas perdidas por ano, segundo o Ministério da Saúde. Isso significa mais mortes provocadas por suicídio do que por HIV, malária, câncer de mama, guerras e homicídios.
De volta ao Brasil, são aproximadamente 14 mil casos por ano. A pasta federal aponta ainda que as maiores vítimas são homens — 12,6% em média a cada 100 mil brasileiros, enquanto 5,4% das mulheres seguem o mesmo caminho a cada 100 mil brasileiras.
CVV
O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma organização sem fins lucrativos, ativa desde 1962. Seu propósito é oferecer suporte emocional e prevenção ao suicídio gratuitamente.
Qualquer pessoa em sofrimento pode pedir ajuda ao CVV pelos diversos canais da ONG. É possível falar por telefone através do 188, pelo chat e por e-mail, disponíveis no site do centro (https://www.cvv.org.br/), e até pessoalmente — o CVV lista os endereços disponíveis. Há colaboradores dispostos a ajudar todos os dias do ano, 24 horas por dia.