Além de ser referência no oferecimento de graduação em Medicina no Vale do Juruá, o ITPAC também investe em Saúde Pública em Cruzeiro do Sul.
Por ter sido fundada nos moldes do Programa Mais Médicos, a faculdade precisa reverter parte dos recursos em melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS). Além de formar e investir em educação de qualidade, a rede de ensino já realizou a entrega de motos, de equipamentos e ajudou na infraestrutura da Secretaria de Saúde do município.
Seguindo essas cláusulas, a faculdade elaborou um projeto ousado: pretende ajudar a criar a primeira UBS do Acre com participação direta de universitários. A proposta foi aprovado pelo Comitê Gestor do Mais Médicos, que é composto por alunos, representantes da faculdade e das secretarias de Saúde. Todo envio de recurso só pode ser realizado após aprovação conjunta do grupo.
“A princípio o projeto visava a reforma da UBS no João Alves. Porém, a gente percebeu que uma reforma por si só talvez traria uma melhora temporária. Já temos o projeto aprovado, de criar, onde é a UBS, uma unidade maior, que possa atender não só a população, mas para que os alunos possam participar desses atendimentos”, explica Leonardo Rodrigues, representante da faculdade.
O ITPAC ajudará ainda o governo do Estado a estruturar e investir no projeto da Hemodinâmica de Cruzeiro do Sul. “Aqui não existe esse serviço. O paciente é estabilizado e transferido para Rio Branco. A faculdade entrou com recurso para o término da obra”, finalizou.
Leonardo Rodrigues foi um dos entrevistados durante a transmissão ContilNet, Sans Filmes e TV Rio Branco, na ExpoAcre Juruá 2023.