Ao final da tarde desta quinta-feira ocorreu na Praça do Centro Cultura Orleir Cameli o desfile cívico-militar das forças de segurança da qual participaram 10 escolas de Cruzeiro do Sul.
Mesmo ainda recuperando-se de uma cirurgia, o prefeito Zequinha Lima prestigiou o desfile, e destacou que tem havido um crescimento no interesse em participar da celebração.
“Durante algum tempo Cruzeiro do Sul deixou de participar das atividades do Sete de Setembro e nos últimos anos tem aumentado o interesse das pessoas em participar desta festa. É o aniversário do Brasil, as pessoas estão se conscientizando da necessidade de participar, não apenas os militares, mas também as escolas, então fazemos um esforço para estar aqui demonstrando o amor à Pátria, o amor às famílias, que é mais importante que qualquer diferença”, disse o prefeito.
A presença das escolas trouxe muitos pais de alunos que vieram assistir ao desfile. “Este desfile tem a importância principalmente de mostrar para crianças e adolescentes o valor da nossa Pátria, da nossa terra e principalmente para o futuro deles”, disse Alisson Marcelo, professor da rede pública.
“Participo desde adolescente como aluna, hoje participo como mãe de aluna e brasileira. É muito importante celebrar esta data”, disse Márcia Sulamita, servidora pública e mãe de aluna. “O aniversário da nossa independência é uma data que tem que reproduzida, e replicada continuamente porque é uma marca de uma nação, participei como aluno, como professor e
hoje estou aqui como pai de dois alunos”, disse Eliomar Nunes da Silva, professor.
O deputado estadual Nicolau Jr. também prestigiou o desfile em Cruzeiro do Sul. “O Sete de Setembro é um momento em que se celebra a democracia, a liberdade e a independência. Estão aqui as forças de segurança, as escolas, e é gratificante estar em Cruzeiro do Sul com muita honra, muito orgulho. É um momento em que o povo tem que se unir mais ainda, o Brasil é um país forte. Temos que respeitar e participar destas comemorações Brasil afora”, disse o deputado.
A vice-governadora Maílza Gomes representou o governo do estado no desfile cívico-militar em Cruzeiro do Sul. “Esta é uma data importante em que se comemora a independência do nosso Brasil. Celebramos a autonomia econômica-social e política que significa poder fazer os próprios planos para o nosso desenvolvimento e o Acre pode dizer isso muito bem porque lutou para ser brasileiro. É uma honra poder estar em Cruzeiro do Sul e eu só tenho a parabenizar a organização desta festa, que traz tanto prestígio, e comemorar com muito orgulho a independência do nosso Brasil”, disse a vice-governadora.