A 10ª temporada do MasterChef Brasil chegará ao final nesta terça-feira (12/9), colocando, frente a frente, os dois melhores cozinheiros da edição: Ana Carolina e Wilton Duarte. Os jurados Erick Jacquin, Helena Rizzo e Rodrigo Oliveira serão os responsáveis por dar o troféu e os prêmios ao vencedor. A última prova foi gravada, mas o anúncio será feito ao vivo.
Para o último episódio, que irá ao ar na Band, a partir das 22h30, Raul Lemos atuará como repórter dos bastidores. Ele foi o vice-campeão da segunda temporada do talent show. As participações especiais não param por aí: todos os participantes da temporada, além das famílias dos finalistas, estarão presentes nos estúdios do programa.
Como de praxe, Ana Carolina e Wilton terão a missão de conquistar os jurados com um menu completo, composto por entrada, prato principal e sobremesa. A temática é voltada para a trajetória de cada finalista durante o MasterChef 10.
Quem são os finalistas
Ana Carolina tem 33 anos de idade e é natural de Grajaú, São Paulo. Ela trabalha como bodypiercier e tem um estúdio de tatuagem no local. A participante é mãe e se define como “uma mulher muito forte” e ama dançar e ir para academia.
Ela entrou no MasterChef para melhorar a sua vida e a de filho, Ravi. Ela vem de família, tem cinco irmãos, e sempre ajudou a mãe a cuidar da família. “Eu comecei a cozinhar muito cedo e foi aí que eu descobri o meu amor por esse mundo da gastronomia”, disse, na apresentação do programa.
“Ser da quebrada, ser do Grajaú e estar aqui nesse negócio representa muita coisa para mim. Eu tenho o sonho de ajudar outras mulheres a se levantarem e também as mulheres da quebrada, perceberem que elas também são capazes de conseguir o que elas almejam. Eu vou dar o meu sangue para minha quebrada ver que a gente pode sim, fazer o que a gente quiser”, finalizou.
Ao longo do programa, Ana Carolina foi agraciada com cinco pins, que é um prêmio concedido ao vencedor de cada prova do programa. Um deles veio após o triunfo na semifinal.
Já Wilton, tem 26 anos de idade e é natural de Martinópolis, interior de São Paulo. Ele atua como professor de canto e piano e se define como umas pessoas “alegre, para cima e extrovertida”. Além disso, o jovem é músico de formação e estuda teatro. O finalista diz que sua família é famosa na em sua cidade natal e que ele é a “estrela maior em cima de todos eles”.
O jovem se considera uma pessoa não-binária. “Eu posso ser ele, eu posso ser ela, eu posso ser o meio dos dois”, declara Wilton. Sobre a gastronomia, ele revelou, na apresentação do programa, que sua mãe fazia salgado e que começou a fazer pão de mel quando tinha “uns 12, 13 anos”. “Caiu a ficha que eu cozinhava”.
Sobre a participação no MasterChef, Wilton disse que não estava para brincadeira. “Se não fosse para ganhar, eu estava cozinhando na cozinha da minha casa. Se eu estou aqui, com certeza é para ganhar”, completou.
Wilton chega à final com três pins. O mais recente veio após a vitória na primeira prova da semifinal do programa.
Como foi a semifinal
O episódio da última terça-feira (5/9) contou com cinco semifinalistas. Além de Wilton e Ana Carolina, Luma, Danilo, que voltou ao programa após a repescagem, e Jucyléia. Na primeira prova, os competidores foram desafiados a fazer a reprodução de um Zampone, que consiste em um prato elaborado com pé de porco.
Wilton se sobressaiu na prova e foi o primeiro classificado para a final. Ana Carolina também foi bem, mas foi superada pelo colega de programa. Do outro lado, Jucy, como é conhecida a participante, foi eliminada por errar a mão na canela.
Já na segunda e decisiva prova, o desafio da vez era um carré de cordeiro. Aqui, Ana Carolina foi muito elogiada pelos jurados e foi contemplada com a outra vaga na final do MasterChef, enquanto Luma e Danilo voltaram para casa.