O baixista Mingau, do Ultraje a Rigor, teve um “despertar com abertura dos olhos” nesta quarta-feira (20), conforme informou boletim do hospital São Luiz do Itaim, em São Paulo, onde ele está internado. Ainda segundo o informe, ele segue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) sem sedação e em processo de “desmame” da ventilação mecânica. O quadro é considerado estável.
Mingau — apelido de Rinaldo Oliveira Amaral — foi baleado na cabeça em Paraty, na Costa Verde do Rio, na noite do dia 2 de setembro. Ele teria sido alvo de uma suposta tentativa de assalto na véspera de seu aniversário de 56 anos. O crime aconteceu no bairro Ilha das Cobras. Em depoimento, um amigo do músico afirmou à polícia que eles teriam sacado R$ 300, indo ao local — que fica a cerca de 300 metros de uma base da Polícia Militar — para fazer um lanche.
Na última sexta-feira (15), pela manhã, um homem identificado como Ray Limeira Belchior, de 19 anos, em Paraty com uma pistola 9 milímetros da marca Sig Sauer, além de drogas. De acordo com o delegado Marcelo Russo, titular da 167ª DP (Paraty), a arma é compatível com a que teria sido utilizada no disparo que atingiu o músico.
De acordo com Russo, a região onde Mingau foi baleado é um “conhecido ponto de venda de drogas, dominada pela maior facção do Rio de Janeiro”. Ainda segundo o delegado, o músico teria usado o GPS para chegar ao bairro.