Tem ator chamando a atenção após perder, nada menos, que 30 kg. Fabio Assunção movimentou a internet ao exibir o tanquinho sarado nas redes sociais. Mas, o peso perdido não foi tão do nada assim. O ator levou um ano para alcançar o shape.
Basicamente, o ator construiu novos hábitos alimentares associados a uma rotina de esportes, como boxe e musculação. Tudo isso para atuar na série Fim da Globoplay. Para se ter uma ideia, em 2019, o ator tinha 33% de percentual de gordura corporal e, atualmente, chegou aos 8%.
Para tanto, Fabio contou com ajuda médica. Ele foi acompanhado por endocrinologista e contou com um planejamento alimentar individualizado.
A dieta
Há quatro meses, o ator investiu em uma nova estratégia alimentar, a dieta cetogênica, a fim de reduzir ainda mais a queima de gordura. Para quem não sabe, essa dieta consiste em uma alimentação com as calorias baseadas, predominantemente, em gorduras. Entretanto, não é tão simples assim.
Para que ela funcione, é preciso um acompanhamento profissional, visto que as gorduras representam as fontes energéticas mais calóricas dentre os macronutrientes. Dessa forma, se houver exagero nesse nutriente, o tiro sai pela culatra.
Outro ponto que deve haver cautela diz respeito ao tipo de gordura. Não basta sair exagerando em queijo, manteiga e bacon. É necessário optar, em maior proporção, pelas gorduras mono e poliinsaturadas como abacate, coco, castanhas, nozes, azeite e pescados.
Cuidados
A ingestão de carboidratos costuma ser baixa nesse tipo de dieta, mas não quer dizer que não deve haver. Os carboidratos são a fonte primária de energia do corpo. Restringir esse grupo alimentar pode resultar em problemas à saúde.
A finalidade da dieta cetogênica é motivar o organismo a utilizar o tecido adiposo como fonte de energia, já que a ingestão de açúcares estará baixa.
Na dieta cetogênica, a ingestão de carboidratos limita-se a 20 g e 50 g diárias, sendo uma quantidade baixa, mais baixa, inclusive, que o próprio modelo low carb. Só dai já dá para entender que não se trata de um modelo alimentar universal, devendo ter indicação individual.
As verduras e legumes costumam estar liberados, inclusive leguminosas como feijão, lentilha e grão de bico.
No grupo das gorduras, a manteiga, castanhas, azeite e banha de porco também podem aparecer. Entretanto, o cuidado maior se deve ao consumo de gorduras saturadas. Quando em excesso, esse tipo de gordura costuma estar associado à doenças cardiovasculares.
De acordo com as diretrizes nutricionais, o consumo de gordura saturada não deve exceder 10% do valor calórico total da dieta. Ou seja, para uma dieta de 2000 calorias, apenas 200 devem vir desse tipo de gordura.
Por isso, antes de adotar uma dieta, busque orientações e direcionamentos específicos à sua realidade.