Câmara de Rio Branco comemora 60 anos com projetos grandes para o futuro

Hoje, 60 anos depois, a Câmara Municipal de Rio Branco vive um momento de mudanças e expectativas para o futuro

Há 6 décadas, no dia 19 de setembro de 1963, era oficializada a primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Rio Branco. Sem sede própria na época, a reunião legislativa aconteceu na Sala do Tribunal do Júri do Palácio da Justiça.

A sessão histórica foi presidida pelo então vereador Raimundo Hermínio de Melo, e contou com as presenças dos vereadores Wilde Viana das Neves, Agnaldo Moreno da Silva, João Rodrigues de Souza, Demóstenes Coelho de Moura, Francisco Fernandes de Melo, Antônio Rodrigues Barbosa, Poty Pascoal Duarte Pinheiro e Maria Célia da Motta.

Hoje, 60 anos depois, a Câmara Municipal de Rio Branco vive um momento de mudanças e expectativas para o futuro. Sendo a única Casa Legislativa de uma capital sem sede própria, Rio Branco se prepara para receber um local novo, construído do zero.

A ação é fruto de um pedido do ex-presidente da Câmara, N. Lima, ao governador Gladson Cameli, para que o Estado contribuísse com a elaboração do projeto da nova sede, que visa suprir suas necessidades de funcionamento.

Na comemoração dos 60 anos da Casa, em uma cerimônia realizada nesta quinta-feira (28), o atual presidente da legislatura, vereador Raimundo Neném, destacou ainda que a nova sede da Casa já irá contar com os quatros novos gabinetes de futuros vereadores. Na próxima legislatura, o número de parlamentares da capital aumentará de 17 para 21. “A população de Rio Branco merece esse momento ímpar. Parabenizar todos os envolvidos nessa festa”, disse.

Vereador Raimundo Neném. Foto: Gustavo Monteiro/ContilNet

A primeira etapa da obra já deve ser concluída em agosto do ano que vem. “A gente tem uma parceria muito forte com o Executivo Municipal. As coisas estão fluindo. Nosso prefeito tem dado todo suporte para essa nova estrutura. O prefeito tem uma base muito sólida”, completou falando sobre a parceria entre a Câmara Municipal e o prefeito Tião Bocalom.

O prefeito, que esteve presente na cerimônia, lembrou que já foi vereador no Paraná e também destacou a parceria entre o Legislativo e o Executivo Municipal.

“O vereador é pára-choque do executivo. É ele quem está nos bairros. A maior prova maior do meu respeito pelo Legislativo é que eu não intervi nas eleições da Mesa Diretora. A independência do poder para mim é fundamental”, disse.

Prefeito Tião Bocalom. Foto: Gustavo Monteiro/ContilNet

Casa da democracia

O 1º secretário da Mesa Diretora, o vereador Fábio Araújo, lembrou do importante papel que os parlamentares desenvolvem. “60 anos da Casa que cuida do povo de Rio Branco. A câmara legisla, cria leis e fiscaliza. Nosso trabalho é servir a população e continuar desenvolvendo o melhor para a capital”, disse.

Vereador Fábio Araújo. Foto: Gustavo Monteiro/ContilNet

O líder da Prefeitura na Câmara, vereador João Marcos Luz, lembrou que o trabalho da Casa deve priorizar a população. “Jamais a Câmara vai virar as costas para a cidade de Rio Branco. É manter os anseios da nossa população”.

Vereador João Marcos Luz. Foto: Gustavo Monteiro/ContilNet

Representando o governador Gladson Cameli, o secretário de Governo, Alysson Bestene, que também já passou pela Câmara Municipal entre 2009 a 2012, enquanto foi vereador, destacou que projetos aprovados na Casa impactam diretamente a vida da população. “A gente sabe a importância do Legislativo. É necessário andar lado a lado com o Executivo. É um momento muito especial para mim. Comecei a minha vida pública na Câmara Municipal”.

Alysson Bestene, secretário de Governo. Foto: Gustavo Monteiro/ContilNet

Carregado de histórias

Um dos servidores mais antigos da Casa, Artemio Costa, com 36 anos serviço, começou a carreira na Câmara Municipal em 1986, como taquigrafo. Porém, ele fez história ao se tornar o primeiro servidor efetivo a se eleger vereador da capital. Artemio ainda se tornou presidente da Casa em 2015. Para quem viveu tantas histórias na Câmara, ele reconhece a importância da democracia e do parlamento mirim.

Artemio Costa, um dos servidores mais antigos. Foto: Gustavo Monteiro/ContilNet

“É uma casa importante. Merece ser respeitada. Os membros merecem ser respeitados. Eles estão ali exatamente para executar o papel de representar a população”, finalizou.

Veja fotos de Gustavo Monteiro para o ContilNet:

PUBLICIDADE