O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEE), lançou na manhã desta quarta-feira (4), o Comitê Estratégico Estadual de Compromisso Criança Alfabetizada. O evento teve a participação do governador Gladson Cameli e do secretário de Educação, Aberson Carvalho.
Na ocasião, foi feito ainda, o ato de oficialização da construção e implementação da política de alfabetização territorial do Acre, o Alfabetiza Acre. Estiveram presentes, ainda, a deputada federal Socorro Neri, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), Luiz Gonzaga, o secretário de governo, Alysson Bestene e outras figuras públicas do estado e dos municípios acreanos.
Com o compromisso firmado, os 22 municípios acreanos terão o compromisso de alfabetizar as crianças até o segundo ano do ensino infantil. O secretário Aberson Carvalho, destacou a importância do pacto.
“Temos a necessidade de fomento e incentivo à educação, e ainda, um passado onde possuímos 8,5% de acreanos analfabetos, isso é nada mais, nada menos que 85 mil pessoas que ainda não sabem ler. Isso tudo nos leva a ter este compromisso que o governo federal traz junto ao Criança Alfabetizada e que o governo extende, e vai além, ele inclui a alfabetização de jovens e adultos”, ressaltou.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, por meio da junção dos esforços, garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do país. O foco é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do Ensino Fundamental; além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização, de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano, afetadas pela pandemia.
Gladson Cameli convidou os prefeitos de todo o estado a assumirem o pacto. “Quero convidar a todos os prefeitos dos 22 municípios para não deixarmos mudar uma pauta de um dever que tem que ser cumprido. Assim foi ensinado, a educação é o carro forte de qualquer governo, a gente precisa está unido para fazer o que se deve fazer”, pontuou.
A deputada federal Socorro Neri parabenizou o governo do estado pela oficialização do compromisso. “Nunca é demais um compromisso firme e forte o compromisso das três esferas de governo em torno de um assunto que é tão fundamental para o desenvolvimento das pessoas, para o desenvolvimento de cada indivíduo, quanto é fundamental para o desenvolvimento da sociedade”, frisou.