Concurso Ibama: MPF irá acompanhar nomeações por estado; confira

Resex Chico Mendes pode ocupar a segunda reserva ambiental mais ameaçada/Foto: Juan Diaz/ContilNet

O Ministério Público Federal instaurou procedimento administrativo para acompanhar o cumprimento da recomendação de nomeações do último concurso Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis)!

Isso porque, recentemente, o Ibama acatou a recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para que a nomeação dos 257 excedentes seja realizada seguindo as listas de classificação estaduais. A medida atende regras estabelecidas no edital do certame.

Conforme consta no documento de abertura da seleção, a lista nacional de classificação só poderá ser utilizada caso não haja candidatos aprovados em determinado estado.

Vale lembrar que a autorização para a convocação dos 257 aprovados foi concedida em 15 de agosto e será realizada da seguinte forma:

  • Analista Administrativo: 24 convocados;
  • Analista Ambiental: 100 convocados; e
  • Técnico Ambiental: 133 convocados.

Confira a Portaria do MPF, publicada em Diário Oficial:

Novo Concurso Ibama?

Um novo edital pode estar a caminho, ja que, recentemente, durante evento do novo PAC (Programa de Aceleração e Crescimento), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, confirmou a realização de um novo concurso Ibama, previsto para acontecer em breve.

“Vamos fazer o concurso do Ibama, estamos chamando os concursados que estão na reserva para poder dar conta de ter agilidade sem perca de qualidade”, afirmou.

Um novo concurso Ibama já havia sido confirmado pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Na ocasião, a ministra destacou que a realização de um novo concurso Ibama foi uma das cobranças do presidente Lula.

Vale destacar que o último edital tem validade até 3 de junho de 2024. No entanto, mesmo com a convovação de todo cadastro reserva, a necessidade de recomposição no quadro de servidores da autarquia ainda não será suprida.

É importante mencionar, também, que a autarquia realizou pedido de novo edital para provimento de 2.408 vagas, divididas entre especialidades do cargo de Analista, conforme visto abaixo:

  • 1.503 vagas para Analista Ambiental; e
  • 905 vagas para Analista Administrativo, da carreira de Especialista em Meio Ambiente.

Resumo do concurso Ibama

  • Situação: edital confirmado
  • Cargos: Analista Ambiental, Analista Administrativo
  • Vagas: 2.048 pedidas
  • Remuneração: R$ 9.356,71
  • Link do último edital
PUBLICIDADE