Fibromialgia: atendimento no SUS é vitória dos pacientes brasileiros, garante Socorro Neri

Trata-se de uma proposta absolutamente essencial, destacou Neri

Por ASCOM 09/10/2023

A deputada Socorro Neri (PP) contribuiu para a aprovação do projeto de lei (PL) da deputada Érika Kokay que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a oferecer tratamento para pessoas com síndrome de Fibromialgia ou fadiga crônica. Para a deputada, trata-se de uma proposta absolutamente essencial que em pouco tempo irá para sanção presidencial -dada a sua importância- para garantir qualidade de vida aos que sofrem com essa dor crônica, “e agora podem contar com um procedimento completo e gratuito em todo o país”.

socorroneri 3

Foto ASCOM

A fibromialgia, lembrou a deputada, é uma doença que não tem cura e que causa dores crônicas no corpo. Segundo os especialistas, o mal não possui causa definida. O paciente tem dificuldade em produzir hormônios e neurotransmissores relacionados ao alívio da dor, ”o que impacta profundamente na qualidade de vida da pessoa acometida”, enfatizou a parlamentar.

O Acre na dianteira

Felizmente no Acre, destacou Neri,os pacientes diagnosticados com fibromialgia já contam com obrigatoriedade do atendimento prioritário e têm os direitos resguardados de uma pessoa com deficiência. “Isto é o que diz a legislação estadual , sancionada pelo governador Gladson Cameli. Agora, com a aprovação de lei federal, os benefícios se estendem para todo o Brasil”, salienta a parlamentar.

Tratamento

Os tratamentos para a fibromialgia são: atividade física, alguns antidepressivos, alguns anticonvulsivantes e ansiolíticos.De acordo com a deputada, a proposta aprovada na Câmara dos Deputados “é uma conquista do nosso atendimento médico e,sobretudo, dos pacientes que sofrem com esse mal”.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.