Há quem diga que é mais feliz aquele que consegue fazer do mínimo o máximo. Nesta quarta-feira, dia 11, o astral traz inspirações grandiosas para quem for modesto de maneira sábia. Então, valorize o simples!
A poderosa Lua Minguante que está em contagem regressiva para o Eclipse Solar Anular do próximo sábado, dia 14, já está praticamente ausente do céu. Próxima ao Sol, ela surge no horizonte abraçada pela luz do astro-rei, ficando oculta pelo brilho solar. Avançando pelos graus do signo de Virgem, a rainha da noite está mais discreta do que nunca, deixando a vaidade de lado por completo.
Entretanto, nessa senda para eclipsar o grande doador de brilho celeste, o nosso satélite natural acena para o poderoso planeta Júpiter, atualmente de passagem pelo signo de Touro. Formando harmônico trígono – um ângulo de 120° que, de acordo com a metafísica astrológica, estabelece uma relação de diálogo simbólico entre esses dois corpos celestes – a emocional Lua então contrasta a simplicidade e a praticidade virginianas com o caráter sábio e professoral de Júpiter, em pleno materialismo taurino.
Dessa maneira, o céu inspira a riqueza presente nos pequenos prazeres da vida. Sabe aquele arroz com feijão bem temperado que dá mais água na boca do que muitos jantares sofisticados por aí? Pois é hora de convidar aquele amigo despojado para compartilhar esses momentos de puro deleite com o que é bom, bonito e barato.
Nada mal para um miolo de semana que antecede o feriado prolongado dedicado à fé do povo brasileiro. Pois fé também é coisa de Júpiter, o gigante gasoso mais místico na família simbólica do Sistema Solar. E daí vale também lembrar que os fiéis mais devotos não precisam ostentar. Às vezes, uma boa conversa, de coração aberto com o universo, é o suficiente para mostrar o quão rica pode ser uma vida devotada às coisas mais básicas da existência humana.
Observe: muito próxima ao Sol, a Lua Minguante já está de difícil visualização, surgindo ao Leste somente na manhã da quinta-feira, dia 12, depois das 4h30. Bem na divisa entre a Constelação de Leão e a Constelação de Virgem, o nosso satélite natural estará ao lado de Denebola, a estrela Beta localizada na cauda do mítico felino celeste.