Concurso Nacional Unificado: prazo para adesão ao certame termina nesta quarta

Reprodução

De acordo com Ofício do MGI, as entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional têm até esta quarta-feira, 11 de outubro, para enviar o termo de adesão ao Concurso Nacional Unificado (CNU).

Além disso, os órgãos participantes do Unificado também deverão enviar o nome dos dois servidores (títular e supletente) que irão compor o Comitê Consultivo e Deliberativo do órgão do CNU.

Confira as prazos previstos para as próximas etapas do CNU

  • 11 de outubro: prazo final assinatura e entrega do Termo de Adesão;
  • 13 de outubro: prazo final para indicação de membros para compor Comitê Consultivo e Deliberativo do CNU;
  • 30 de outubro: formação da Comissão de Governança do CNU; e
  • 22 de novembro: prazo final para contratação da banca.

Etapas do Concurso Nacional Unificado

O certame será dividido, obrigatoriamente, em duas etapas:

  • Primeira etapa:
    • A realização de provas objetivas ou objetivas e dissertativas, de acordo com as especificidades temáticas de cada bloco; e
  • Segunda etapa:
    • Prova de títulos.

A critério de cada órgão ou entidade, o resultado do CNU poderá ser aproveitado em etapas adicionais de caráter eliminatório e/ou classificatório, conforme legislação específica do processo seletivo de cada cargo.

Em caso de vagas que exigem etapas adicionais e curso de formação, por exemplo, os custos e as regras das fases serão responsabilidade do respectivo órgão ou entidade que está promovendo a vaga.

Quem irá participar do Concurso Nacional Unificado?

De acordo com o MGI, a lista oficial de órgãos e Ministérios que aderiram ao Concurso Nacional Unificado abrange o total de 6.590 vagas.

Confira, detalhadamente, quem irá aderir ao unificado e o respectivo número de vagas:

Cargos

Veja quais são as carreiras e o respectivo número de vagas em cada um dos órgãos participantes do edital unificado, conforme tabela divulgada pelo MGI:

 

Provas – Concurso Nacional Unificado

De acordo com a ministra, o conteúdo das provas será divulgado apenas na ocasião da publicação do edital. No entanto, como explica Dweck, o candidato que já vem se preparando para as provas, pode esperar por cobranças dentro do que já vem sendo praticado no cenário dos concursos federais.

Vale destacar que o candidato poderá escolher 1 dentre os 8 blocos temáticos (que reúnem os cargos e vagas de cada área) e realizará uma única inscrição e ordenando suas preferências. Assim, ele poderá ser aproveitado para qualquer cargo do seu bloco, a depender de sua nota.

Ainda segundo Esther Dweck, os Blocos Temáticos deve ser definidos ainda na primeira quinzena de outubro e a expectativa é que mais órgãos manifestem interesse em aderir aos certame.

A avaliação acontecerá em um único dia e será segmentada em:

  • Conhecimentos comuns a todos os cargos
  • Conhecimentos específicos de cada área/bloco.

Entenda mais sobre os Blocos Temáticos, clicando aqui!

Avaliações em 180 cidades

Anteriormente, o MGI já havia anunciado 179 cidades de aplicação das provas, em todas as regiões do país. A novidade fica por conta do acréscimo de uma cidade a mais: São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.

Confira as outras cidades que terão aplicadas as provas do Concurso Nacional Unificado!

Cronograma do Concurso Nacional Unificado

Veja, no quadro abaixo, a linha do tempo prevista para a realização do certame:

Clique aqui para conferir, na íntegra, as novas informações do CNU!

PUBLICIDADE