Na edição do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (16), a Prefeitura de Feijó, interior do Acre, publicou o decreto de situação de emergência no município.
VEJA TAMBÉM: Governo decreta situação de emergência por cenário de extrema seca no Acre
O decreto destaca a situação anormal em decorrência do cenário de extrema seca vivenciado e da iminente possibilidade de desastre decorrente da incidência de desabastecimento do sistema de água.
Mais recente, a Prefeitura de Rio Branco também havia publicado a situação de emergência por conta da crise hídrica e de seca.
A Prefeitura de Feijó considerou o regime de chuvas no primeiro semestre de 2023, que foi inferior à média. Além do risco de ribeirinhos e aldeias indígenas de ficar totalmente isolados devido à falta de navegabilidade dos rios, ocasionando diversos problemas de abastecimento de alimentos e outros insumos a essas comunidades.
Com o decreto, fica determinada a mobilização intensiva da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), com vista a atuar junto aos demais órgãos competentes na execução de atividades e ações de socorro às comunidades isoladas, bem como assistência aos ribeirinhos e pescadores que sofrem os efeitos da seca.
O decreto foi assinado pelo prefeito em exercício, Elson Benício.