Seca: cidade do Acre decreta estado de calamidade por escassez de água

O decreto tem prazo de vigência de 30 dias

O prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes de Sousa, assinou um decreto nesta quinta-feira (26) que declara situação de calamidade pública na cidade em decorrência da seca extrema que afeta o município.

O gestor diz na justificativa do decreto que o período de seca ocasionado pelo rigoroso verão enfrentado nesta região tem ocasionando a escassez de recursos hídricos e a possibilidade de colapso no abastecimento de água à população.

A seca tem afetado drasticamente a população. Foto: Ilustrativa (Pedro França/Agência Senado)

“As dificuldades para o abastecimento de água tratada no Município de Epitaciolândia/Ac em razão da escassez hídrica atinge mais de 18.000 (dezoito mil) habitantes, seja nas residências, como também os órgãos públicos e funções essenciais”, destaca.

Com o decisão, autoriza-se a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e do Gabinete de Crises, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

O decreto tem prazo de vigência de 30 dias.

“A gravidade dos fatos e eventos correlacionados à saúde pública, somado à ausência de previsão de chuvas ou cheias que possam normalizar o abastecimento de água tratada no Município, deixam praticamente toda a população

municipal desabastecida de água”, finaliza.

PUBLICIDADE