Super tempestade solar pode derrubar a internet; entenda

A ejeção de massa coronal (EMC) interfere no campo magnético do planeta. Foto: Reprodução

Cientistas emitiram alertas sobre uma possível super tempestade solar que pode ter impactos significativos na internet, causando preocupações de um possível “apocalipse” digital. Essa tempestade é resultado de explosões solares que lançam partículas para a Terra, interferindo no campo magnético do planeta.

O pesquisador Peter Becker, envolvido em um projeto com a Universidade George Mason e o Laboratório de Pesquisa Naval nos EUA, busca desenvolver um sistema de alerta para informar a população aproximadamente 18 horas antes do início das alterações no campo magnético terrestre causadas pelas partículas solares.

Durante uma ejeção de massa coronal (EMC), grandes erupções de gás ionizado a alta temperatura, geradas na coroa solar, podem levar a tempestades geomagnéticas. Esses eventos podem prejudicar severamente as comunicações e as estações elétricas, colocando em risco a infraestrutura da internet.

Becker destaca a vulnerabilidade atual da sociedade, dependente economicamente da internet, e compara a situação atual com o Evento de Carrington em 1859. Ele alerta que, se uma supertempestade solar ocorrer, os sistemas elétricos, satélites, GPS e comunicações podem ser afetados por várias semanas a meses, demandando extensos reparos na infraestrutura.

PUBLICIDADE