Obras do Hospital João Câncio Fernandes são retomadas; valor ultrapassa os R$ 12 milhões

A expectativa é de que no início de 2024 o atendimento aos munícipes volte a ocorrer em seu prédio original

O Governo do Acre, por intermédio da Secretaria Estadual de Obras Públicas (Seop), retomou recentemente as obras do Hospital João Câncio Fernandes, principal unidade de saúde de Sena Madureira. Por enquanto, as ações ocorrem no centro cirúrgico e nas enfermarias.

No que tange à parte de ampliação, uma nova licitação será feita para contratação de empresa que dará sequência aos trabalhos.

Na tarde desta terça-feira (14), o senador Alan Rick (UB), o deputado federal Gerlen Diniz (PP) e o secretário da Seop, Ítalo Lopes, fizeram uma visita às obras para acompanhar de perto a situação.

Visitas a obra foi realizada nesta terça-feira (14). Foto: ContilNet

De acordo com Ítalo Lopes, todos os esforços foram empreendidos no sentido de recomeçar os trabalhos: “A reforma do centro cirúrgico foi retomada há duas semanas. Hoje, estamos retomando a reforma das enfermarias. Ainda teremos a licitação da ampliação até o final deste ano, mas concluindo as enfermarias e o centro cirúrgico, a gente já tem condições de trazer o João Câncio Fernandes pra cá e parar desse  atendimento em pontos distintos da cidade que traz todo um transtorno para os moradores. Com muita seriedade, com muita tranquilidade nas palavras, a gente não quer criar falsas expectativas, mas as obras retomaram. Com Deus nos abençoando, até o final do ano a gente publica o edital de licitação da ampliação e a gente segue trazendo melhorias para Sena Madureira. Importante destacar o empenho do governador Gladson Cameli bem como da nossa bancada federal. Hoje, temos dinheiro em conta pra fazer o pagamento das empresas”, salientou.

Unidade hospitalar será referência em atendimento na regional do Purus. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Recentemente, o deputado federal Gerlen Diniz esteve reunido com o secretário estadual de saúde, Pedro Pascoal e, na ocasião, reivindicou o reinício da obra do João Câncio Fernandes. “A população vinha nos cobrando constantemente e graças a Deus hoje estamos aqui presenciando os trabalhos. Esse hospital é de grande importância para a comunidade”, frisou.

O senador Alan Rick também fez questão de acompanhar a viva-voz as ações. Quando exercia o cargo de deputado federal, Alan Rick destinou mais de 12 milhões de reais para a reforma e ampliação dessa unidade de saúde.

Além de atender a população de Sena Madureira, o hospital João Câncio Fernandes também atende moradores de Manoel Urbano, Santa Rosa e parte do Amazonas.

A expectativa é de que no início de 2024 o atendimento aos munícipes volte a ocorrer em seu prédio original.

O novo hospital

A nova estrutura é quatro vezes maior que a atual. O hospital contará com 50 leitos de enfermaria, centro cirúrgico, sala de estabilização de pacientes, consultórios médicos, raio-x e setor administrativo, entre outros espaços. Com recursos próprios e de emendas parlamentares, a unidade de saúde está orçada em mais de R$ 12,5 milhões.

PUBLICIDADE