A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, tinha agenda marcada para esta segunda-feira (11), na 7ª Semana Acadêmica de Direito da Universidade Federal do Acre (Ufac).
Anielle iria ser a mediadora da palestra magna do primeiro dia do evento acadêmico, com o tema “Cultura de Direitos Humanos na Jurisdição Brasileira”, ao lado de Elen Geraldes, Coordenadora do programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania da UNB.
Porém, a ministra precisou cancelar a participação no evento. Esta seria a primeira vez de Anielle no Acre.
Quem é Anielle Franco
Anielle Franco é ministra da Igualdade Racial desde o início do ano de 2023, quando tomou posse no início do governo do presidente Lula. Segundo o Instituto Marielle Franco, a qual Anielle é diretora, a ministra é:
“Cria da favela da Maré no Rio de Janeiro, mãe de duas meninas, filha de uma família de mulheres negras nordestinas, Anielle é jornalista, educadora, jogadora de vôlei desde criança, mestre em relações étnico-raciais (CEFET/RJ), doutoranda em linguística aplicada (UFRJ) e diretora do Instituto Marielle Franco”.
Além de ser bacharel em inglês e jornalismo pela Universidade Central de Carolina do Norte e bacharel-licenciada em Inglês/Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, também é mestre em relações étnico-raciais pelo CEFET/RJ e porta-voz da memória e legado de Marielle Franco, sua irmã e inspiração diária.