Turismo de natureza faz visitas de estrangeiros disparar no Acre em 2023

De acordo com os dados divulgados, o número de turistas internacionais que visitaram o Acre em 2023 aumentou

O turismo internacional tem registrado aumento no Acre. É o que dizem os dados da Polícia Federal e também os depoimentos dados à Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete) dos donos de hotéis e pousadas das regiões de rota turística. O ContilNet conversou com o secretário de Turismo, Marcelo Messias, que confirmou que houve um crescimento no turismo internacional em 2023, se comparado com o ano anterior.

Secretário Marcelo Messias no Salão Nacional do Turismo/Foto: Wesley Moraes/Seplan

A Agência de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) fez uma publicação no último dia 24 de novembro, por meio da Agência Brasil de Comunicação (EBC), na qual informa que, no mês de outubro de 2023, quase 410 mil turistas estrangeiros entraram no país.

De acordo com os dados divulgados, o número de turistas internacionais que visitaram o Acre em 2023 via terrestre está na média de 2022, salvo algumas oscilações, como nos períodos de alta temporada da malha viária. Por exemplo, no mês de janeiro de 2023 foi registrada uma alta de 288%. Nos primeiros meses de 2022, entraram 358 turistas estrangeiros no estado, enquanto em janeiro deste ano, foi registrada a entrada de 1.389 turistas no Acre.

Rio Croa, em Cruzeiro do Sul/Foto: Gleison Junior/San Francisco Filmes

Outro fato que deve ser levado em consideração é que os dados divulgados referentes ao turismo internacional na plataforma da Embratur, tem como fonte a Polícia Federal e, no caso do Acre, esses dados se referem apenas a entrada de turistas via terrestre, uma vez que o Acre não possui malha aérea internacional e, dessa forma os turistas estrangeiros que chegam pela malha aérea doméstica não são computados. No ranking de países emissores de turistas para o Acre em 2023, os três primeiros colocados são: Peru com 9.235 turistas, Bolívia com 3.902 e Colômbia com 275 turistas.

De acordo com o secretário, os empresários do setor turístico afirmam que é possível notar o aumento de estrangeiros no Acre, pelos hotéis e pousadas com altas taxas de ocupação, principalmente pelo turismo de natureza, de experiência e o etnoturismo.

“Nós sabemos que o Acre não é uma porta de entrada do turista internacional. Aqui no nosso aeroporto nós não temos esse controle da Polícia Federal, porque o turista internacional não entra de outro país por aqui, ele entra em São Paulo, em Brasília ou no Rio de Janeiro, então é lá que é feito isso. Aqui o único número exato que nós temos da Polícia Federal são os turistas internacionais que chegam para o nosso estado através da estrada”, explica.

Fronteira do Brasil com o Peru pelo Acre, na cidade de Assis Brasil/Foto: Reprodução

“Lá em Assis Brasil tem aquele controle da Polícia Federal e eles passam para gente. Então nesse controle da via terrestre nós tivemos quase 6% de aumento, mas a gente sabe que o número foi maior porque a gente tem conversado muito com a rede hoteleira, principalmente as pousadas da Serra do Divisor, do Rio Croa e eles têm nos passado que aumentou sim o número de ocupação”, completou.

Salão Nacional do Turismo

O secretário Marcelo Messias está em Brasília até este domingo (16), para participar do Salão Nacional do Turismo, realizado pelo Ministério do Turismo, de 15 a 17 de dezembro, na Arena Mané Garrincha. O evento está sendo retomado pelo governo federal após 12 anos e pretende estimular os brasileiros a viajarem mais por destinos nacionais.

Secretário de turismo, Marcelo Messias, e equipe do Acre no Salão Nacional de Turismo/Foto: Wesley Moraes/Seplan

“O novo ministro, junto com o presidente Lula, colocou isso como meta a volta deste salão, que fomenta o turismo interno, dentro do Brasil. Através desse salão, todos os estados que estão aqui sendo representados mostram para os outros estados e para as pessoas que estão visitando o que cada estado tem. Estamos sendo representados com o segmento da gastronomia acreana, trouxemos o prato Pirarucu à casaca, além da cultura indígena, Serra do Divisor, Rio Croa e pela trilha Chico Mendes, e o artesanato acreano. Estamos muito bem representados”, disse.

Rotas de turismo

O Acre tem um dos pontos de maior biodiversidade do mundo, além de uma rica cultura, tanto na gastronomia, como no artesanato. Atualmente, o estado tem algumas rotas turísticas que chamam a atenção de turistas do Brasil e do mundo todo. Segundo o secretário, os tipos de turismo mais procurados são os de vivência, que geralmente são nas aldeias indígenas; o turismo de natureza, na Serra do Divisor e Rio Croa; e turismo de observação, também na Serra do Divisor, onde muitas pessoas buscam observar pássaros.

Cachoeira Formosa é uma das belezas da Serra do Divisor/Foto: Marcos Vicentti/Secom

Turismo em 2024

Outra rota procurada pelos turistas é a Trilha Chico Mendes, que tem 90 km de extensão e atualmente 54 km está sendo utilizada. “A gente tem conversado muito com o Ministério do Turismo para conseguir direcionar verba direto do Ministério para a Trilha Chico Mendes. Estamos falando de uma trilha gigantesca, que só é utilizada metade, pois ainda está precária. Então estamos procurando recursos para melhorar ela. Todas as reuniões que eu tenho tido aqui em Brasília estão sendo muito positivas. Acredito que a gente deva ter melhorias para o ano que vem”, disse.

A Trilha Chico Mendes incia na cidade acreana de Xapuri. A escolha não foi ao acaso, pois esta cidade histórica, além de ser considerada o berço da Revolução Acreana e cidade natal de Chico Mendes e corta nove seringais e várias colocações de seringueiros. O município fica a 183 quilômetros da capital.

Trilha Chico Mendes/Foto: Foto: http://www.diariodocentrodomundo.com.br

O secretário afirmou ainda que busca recursos parlamentares para poder reestruturar alguns pontos turísticos do Estado. “A gente tem alguns projetos novos para colocar em prática. A secretaria tem procurado recurso na reestruturação e nós vamos ter boas novidades para 2024”, finalizou.

PUBLICIDADE