Truque simples no Android ajuda você a limpar a memória do celular; confira

Ferramenta nativa da Google Play Store permite a liberação automática de até 60% da memória do celular, sem a necessidade de excluir os aplicativos do celular; entenda!

Google Play Store permite, com uma configuração simples, otimizar a gestão de memória do celular e liberar até 60% da capacidade do aparelho. Segundo o Google, a funcionalidade possibilita ao usuário arquivar automaticamente aplicativos que raramente utiliza, o que libera um espaço valioso e garante um desempenho mais ágil do celular, sem precisar desinstalar nada. Ao habilitar essa opção, a loja do Android monitora o uso de cada aplicativo instalado no dispositivo, arquiva automaticamente os apps menos usados e reduz a carga sobre a memória do celular. Desse modo, o usuário não apenas libera espaço, mas também conquista um ambiente mais organizado. A seguir, veja como funciona o recurso.

Função da Play Store ajuda a economizar memória em celulares Android — Foto: Thássius Veloso / TechTudo

Função da Play Store ajuda a economizar memória em celulares Android — Foto: Thássius Veloso / TechTudo

Como a ferramenta funciona na prática?

A funcionalidade da Google Play Store pode ser ativada manualmente, por meio das configurações da loja de aplicativos. A função de arquivamento costuma aparecer quando um usuário tenta instalar um novo aplicativo em um dispositivo que está quase sem espaço de armazenamento. Desse modo, uma janela pop-up surge, e apresenta a opção de ativar o recurso “arquivamento automático”.

A partir daí, o usuário pode permitir que a ferramenta otimize o espaço no dispositivo. Caso opte por ativar a função, a ferramenta identifica os aplicativos que são pouco utilizados pelo usuário de forma automática.

Em seguida, os apps identificados como raramente usados são parcialmente removidos do dispositivo para liberar espaço. Isso significa que a presença do aplicativo não é completamente removida, e os dados pessoais do usuário relacionados a ele são preservados.

Para maior gerenciamento do usuário, os aplicativos arquivados ficam visualmente indicados por ícones de nuvem, que permitem que ele saiba quais deles foram otimizados para liberar espaço. Assim, mesmo após o arquivamento, os aplicativos permanecem no celular. Isso significa que, embora parcialmente removidos para liberar espaço, eles continuam acessíveis para uso futuro.

Se o usuário decidir usar o aplicativo novamente, basta tocar para restaurá-lo. Desde que o aplicativo ainda esteja disponível na Google Play Store, o uso pode ser retomado a partir do ponto em que parou.

Como usar?

O arquivamento automático pode ser ativado antes mesmo que o aparelho esteja com pouca memória, seguindo o passo a passo abaixo.

Passo 1. Encontre a Play Store entre os aplicativos do celular e clique no ícone. Na tela inicial da loja, selecione a sua foto de perfil no canto superior direito.

Entre na Play Store para buscar pela opção de arquivamento de apps — Foto: Reprodução/Júlio César Gonsalves

Entre na Play Store para buscar pela opção de arquivamento de apps — Foto: Reprodução/Júlio César Gonsalves

Passo 2. Encontre o ícone de configurações e selecione. Depois, clique na seta para baixo ao lado do ícone escrito “Geral”.

A opção de arquivamento encontra-se nas "configurações" — Foto: Reprodução/Júlio César Gonsalves

A opção de arquivamento encontra-se nas “configurações” — Foto: Reprodução/Júlio César Gonsalves

Passo 3. Por fim, basta encontrar a opção “Arquivar apps automaticamente” e habilitar a função, ao arrastar o ícone de ativação presente ao seu lado.

Habilite a opção "Arquivar apps automaticamente" — Foto: Reprodução/Júlio César Gonsalves

Habilite a opção “Arquivar apps automaticamente” — Foto: Reprodução/Júlio César Gonsalves

PUBLICIDADE