“Eterno líder”: Longo diz que Gladson deixará bons legados para o Acre e faz balanço de mandato

Reeleito e ex-líder do Governo na legislatura anterior, Longo continua desempenhando um papel fundamental na Aleac

O deputado estadual Pedro Longo (PDT) é um velho conhecido da política e do povo acreano. Foi juiz do Tribunal de Justiça do Acre, professor do curso de Direito da Ufac, presidente do Detran-AC, entre outras atividades de destaque.

Com tamanha bagagem, o deputado continuou ocupando um espaço de figura proeminente ao longo do ano de 2023, fortalecendo sua atuação parlamentar com a diplomacia de sempre. Reeleito e ex-líder do Governo na legislatura anterior, Longo continua desempenhando um papel fundamental na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

Deputado Pedro Longo/Foto: Juan Diaz/ContilNet

Pedro Longo, reconhecido por sua diplomacia e habilidade no trato com colegas parlamentares e o Poder Executivo, viu sua influência transcender as formalidades da liderança. Mesmo sem ostentar o título oficial de líder nesta legislatura, colegas deputados o apelidaram carinhosamente de “eterno líder”. Em entrevista exclusiva ao ContilNet, o deputado comentou sobre esse reconhecimento: “Penso que seja um reconhecimento pelo nosso trabalho diário na Aleac, nas comissões e no Plenário, sempre alinhado com os interesses do Governo e também do povo acreano”.

Governo Gladson

“O governo do Gladson representa uma alternância importante na política acreana e que ele vai deixar bons legados. Foi uma gestão que não perseguiu adversários e se comportou com responsabilidade em momentos importantes como o da pandemia da Covid”.

Deputado Pedro Longo com o governador Gladson Cameli/Foto: ContilNet

Liderança e reeleição

Em um contexto em que o governador Gladson Cameli (Progressistas) conseguiu formar a maior base da história na Aleac, o deputado avaliou o cenário como uma conquista meritória do chefe do Executivo: “Os méritos são em primeiro lugar dele, Gladson, já que obteve uma votação histórica mesmo enfrentando antigos aliados, e isso se reproduziu na eleição para o parlamento estadual”. Já sobre sua reeleição e o trabalho na liderança, o deputado avaliou: “Muitos diziam que eu não me elegeria por ter sido Líder do Governo, e foi exatamente o contrário. Não só me elegi como fui o mais votado do meu partido – que aliás fez a maior bancada, e fui oitavo na soma geral. Assim, não foi difícil coordenar o trabalho de formação da nova base de forma a permitir que meus sucessores possam conduzir com êxito as demandas governistas na Aleac”.

Mandato

Ao analisar seu próprio mandato neste primeiro ano da legislatura, Longo destacou sua produtividade e comprometimento. Ele foi o relator de projetos importantes de diversas instituições, onde contribuiu para aprimorar leis e valorizar conceitos fundamentais, especialmente em relação ao serviço público voltado para o bem da população, sobretudo dos mais vulneráveis.

Deputado Pedro Longo em entrevista ao ContilNet/Foto: ContilNet

“Além de leis importantes de minha autoria, fui o relator de praticamente todos os projetos do Executivo, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria e Tribunal de Contas. Isso permitiu aperfeiçoar alguns e principalmente valorizar os conceitos que defendo”.

Avanços

Quando questionado sobre os pontos positivos e aspectos a serem aprimorados no governo estadual, Pedro Longo ressaltou avanços significativos, como a ampliação do quadro de servidores nas áreas da saúde, educação e segurança pública.

“Algumas obras significativas também estão sendo concluídas, como as pontes de Sena Madureira, da Sibéria em Xapuri, o contorno e nova ponte de Brasiléia e a duplicação do acesso ao aeroporto de Cruzeiro do Sul. Creio que em 2024 outras importantes demandas terão continuidade, como o assunto da habitação popular que é um carência da nossa população. Destaco também a ótima relação entre Gladson e Mailza que tem facilitado a gestão institucional”, disse.

Pedro Longo na Assembleia Legislativa do Acre/Foto: Juan Diaz/ContilNet

Contudo, Longo apontou para possíveis melhorias na interação entre alguns gestores e a classe política, visando aprimorar a relação do governo com a sociedade. Sua sugestão reflete a importância do diálogo constante entre as esferas governamentais e os representantes eleitos para garantir uma gestão eficiente e alinhada com as necessidades da população.

“Penso que o que poderia aperfeiçoar a relação do governo com a sociedade seria um maior entrosamento de alguns gestores com a classe politica, já que estamos sempre em contato com a população e certamente podemos contribuir com ideias para aprimoramento da gestão”, concluiu.

PUBLICIDADE