O iOS 18 deve ser lançado em setembro de 2024, para todos os usuários com iPhone compatível. Porém, mesmo sem anúncios oficiais da Apple, alguns novos recursos, que devem ser integrados aos aplicativos nativos e funcionalidades do dispositivo, já são especulados. As novidades devem contar com uma série de recursos alimentados por Inteligência Artificial (IA), que irão automatizar e simplificar a experiência do usuário.
Algumas destas novidades incluem aprimoramento da Siri, atualizações para o streaming de música da empresa, o Apple Music, assim como irá tornar a tecnologia 5G como padrão, por exemplo. Nas próximas linhas, confira o que esperar do próximo sistema do iPhone.
Quando sai o iOS 18?
O iOS 18 deve ser anunciado em 2024, durante a Conferência Mundial de Desenvolvedores (WWDC) realizada pela Apple. Conforme o site Pocket-lint, as datas da WWDC serão comunicadas oficialmente no mês de março. Informações não oficiais indicam, no entanto, que o evento ocorrerá em junho, quando os recursos da atualização do iOS devem ser amplamente divulgados. Ainda segundo o portal, a versão beta deve ser testada na segunda metade do ano, em julho, enquanto a versão final do software iOS 18 tem previsão de lançamento para setembro de 2024.
Quais iPhones vão receber o iOS 18?
Versões dos dispositivos 11, 12, 13 e 14, assim como do SE, devem ser compatíveis com ao iOS 18. Ainda não há informações exatas de quais iPhones receberão a atualização. Porém, seguindo a lógica dos últimos anúncios de atualização, é previsto que a nova versão seja compatível apenas com modelos lançados a partir de 2018. Caso isso seja confirmado, iPhones XS, XS Max e XR, por exemplo, não receberão o novo sistema.
O que esperar do iOS 18?
O iOS 18 pode melhorar a experiência do usuário com a Inteligência Artificial. As melhorias se concentram em aplicativos e recursos nativos da versão, como para a Siri, assistente virtual do iPhone, e outros como iMessage e Apple Music. Ainda, é esperado que o iOS 18 apresente novos recursos e designs diferentes. Confira abaixo algumas das novidades.
1. Tecnologia 5G no iPhone
Uma das novidades esperadas envolve a tecnologia 5G, que passará a ser padrão para os dispositivos iPhone. Isso oferecerá uma maior velocidade na transferência de dados aos usuários do iOS, assim como permitirá mais velocidade para explorar os recursos dos aplicativos.
2. Siri mais inteligente
A Siri pode contar com aprimoramento de IA e Machine Learning, que estão por trás de ferramentas como o ChatGPT. Com isso, as atualizações do sistema devem passar por uma grande reformulação, com novidades nas execuções de tarefas que exigem várias etapas e, inclusive, o envio de GIF a partir das últimas cinco fotos, por exemplo. Outros recursos devem ser anunciados em breve, visando automatizar as tarefas com comandos de voz simples.
3. Novidades no Apple Music
Também devem ser testados no IOS 18 recursos de IA generativa com o aplicativo Apple Music, que irão automatizar algumas perguntas e respostas e processos dentro do app nativo do iOS. Além disso, novas funcionalidades como listas de reprodução geradas automaticamente devem tornar o serviço de streaming de música da Apple uma das opções mais atraentes no mercado.
4. Melhorias na troca de mensagens com o Android
Melhorias na troca de mensagens com o Android também são esperadas. A Apple deve oferecer suporte a mensagens RCS, como indicadores de digitação e recebidos de leitura. Logo, mensagens trocadas entre usuários do Android e iOS devem conter recursos semelhantes aos apresentados no iMessage, como envio de fotos e vídeos de alta qualidade, envio de mensagens de áudio e criptografia de ponta a ponta.
5. iCloud pago
O iCloud pode contar com novos recursos úteis, porém pagos, baseados em nuvem. A Apple deve, a partir de 2024, disponibilizar o acesso aos recursos de IA mais avançados, como funcionalidades de segurança aprimoradas e organização automatizada dos arquivos baseados em nuvem, apenas mediante a pagamento. Até o momento, não há informações sobre valores do serviço.
6. Função de busca aprimorada
A Apple também deve anunciar a possibilidade dos usuários utilizarem a combinação de filtros de pesquisa com ferramentas de integração de IA. Com isso, o recurso de pesquisa do iPhone contará com grande potencial para fazer questionamentos sobre os dados no dispositivo, sem a necessidade de alternar entre diversos aplicativos. Outra novidade já citada é o uso de comandos de voz para automatizar tarefas que exigem muitas etapas, o que pode tornar a ferramenta de busca cada vez mais aprimorada.