Ir para a academia fazer exercícios de cardio ou hipertrofia em aparelhos estáticos pode ser uma atividade monótona e sem graça para algumas pessoas, fazendo com que elas desistam de seguir com a atividade física.
Mas não precisa ser assim. Saltar em uma mini cama elástica nas aulas de jump pode ser o segredo para quem procura uma atividade dinâmica e cheia de benefícios para a saúde. De acordo com a personal trainer Kimberlee Perry, há vários benefícios nessa atividade de baixo impacto. Conheça seis deles:
Perda de peso
Segundo Kimberlee, cada salto ativa mais de 400 músculos do corpo. Estima-se que cada 10 minutos de saltos queimem aproximadamente 100 calorias.
“Devido à adição da gravidade e da força G, quando aceleramos e desaceleramos no plano vertical, saltar em um trampolim é três vezes mais eficaz do que fazer os mesmos movimentos no chão. Por isso, exercitar-se de forma mais eficaz é a chave”, diz Kimberlee em entrevista ao jornal The Sun.
Antienvelhecimento
Os saltos contínuos ajudam a melhorar a saúde do sistema linfático, que atua limpando o fluido do tecido conjuntivo que envolve as células do corpo, removendo impurezas e resíduos, como as células mortas.
Esta drenagem linfática limpa as células, absorvendo o excesso de líquidos, gorduras, proteínas e toxinas dos tecidos e sangue e, em seguida, as elimina pelos rins.
Segundo Kimberlee, a magia do salto está na capacidade de promover a circulação correta através do sistema linfático e dos vasos sanguíneos.
Bom para os joelhos
O salto na mini cama elástica é um treino de baixo impacto. A superfície macia absorve cerca de 90% do impacto, levando a uma diminuição na incidência de lesões ou dores durante o exercício, segundo Kimberlee.
Melhora o equilíbrio
Os saltos fortalecem os tornozelos, joelhos, quadril, lombar e as costas e exigem múltiplas habilidades ao mesmo tempo. O praticante precisa saltar, equilibrar-se em uma superfície instável, manter a posição do corpo e antecipar a próxima ação.
Fortalece o coração
Assim como outros exercícios físicos, o salto na cama elástica aumenta o fluxo de oxigênio bombardeado pelo coração, além de fortalecer os pulmões e o sistema respiratório.
Entre os benefícios, os praticantes podem ter redução da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de doenças cardiovasculares. “O simples esforço de pular significa que o oxigênio é bombeado pelo corpo com mais eficiência”, conta a personal.
Desestressante
“Quando você pula em uma cama elástica, o cérebro libera hormônios do bem-estar”, afirma Kimberlee. A endorfinas, dopamina e serotonina trabalham juntas para fazer com que os praticantes se sintam melhores e menos estressados