LoL reformulará sistema de MMR; entenda as mudanças

Fórmula que define o nível dos jogadores no MOBA terá mudanças já na temporada 2024

League of Legends — Foto: Riot Games

Prestes a iniciar a temporada 2024 do League of Legends (LoL), a Riot Games anunciou que reformulará o sistema de matchmaking rating, o MMR. De acordo com um comunicado feito através do Reddit, é dito que a desenvolvedora irá trabalhar em um novo sistema, baseado na fórmula TrueSkill2, desenvolvido pela Microsoft Research, com o objetivo de melhorar a “classificação real” do jogador nas filas ranqueadas, e deve entrar em vigor a partir da próxima semana.

— Estamos mudando para um sistema proprietário diferente (fabricado pela Riot) no início do ano e, em seguida, provisoriamente planejamos mudar para um novo sistema ao final do ano, chamado TrueSkill2. Ainda estamos avaliando [o TrueSkill] por enquanto, mas parece promissor — disse o rioter Iksar, através do Reddit.

O novo sistema adotará quatro pontos para a definição do MMR: o primeiro será medido a partir das estatísticas individuais do jogador, como contagens de mortes e abates, além de vitórias e/ou derrotas da equipe. As demais levam em conta desistência ou abandono da partida, sendo considerada como uma rendição, ocasionando em derrota.

Outro ponto de destaque sobre o novo sistema é que, ao ter suas habilidades correlaconadas com suas habilidades em outros modos de jogo, ao iniciar um novo modo a classificação de habilidades dos demais será “emprestada”. Por fim, em caso do jogador fazer parte de um grupo fechado, o sistema irá deduzir que seu desempenho será melhor do que o normal.

A Riot também destacou que, ao longo do ano, o sistema de MMR passará por ajustes e, ao final dele, cogitam utilizar o TrueSkill2 de forma provisória. Para a nova temporada, o LoL trará grandes novidades em sua gameplay, como mudanças no principal mapa do jogo, Summoner’s Rift.

PUBLICIDADE