Site que monitora o clima no país diz que Acre está na rota de tempestades com queda de raios

Previsão mostra Rio Branco entre as capitais com alto volume de chuvas, dia abafado e até a possibilidades de raios nesta quarta-feira

Rio Branco, no Acre, está entre as capitais brasileiras para as quais o site Climpatempo, ligado ao Inmet (Instituto de Meteorologia), aponta para os riscos de chuvas fortes e até com riscos de queda de raios durante toda esta quarta-feira (3). As chuvas são decorrentes da formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, de sigla ZCAS, sobre o centro-norte do Brasil e a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte do Nordeste, uma grande quantidade de nuvens de chuva está se formando sobre o país, aponta o site que monitora as mudanças no clima no país.

Segundo o Climatempo, a chuva será forte em praticamente todos os estados brasileiros, incluindo áreas que estavam há meses sofrendo com a seca, como é o caso do Ace e outros estados da Amazônia.

Há também alertas de chuva moderada a forte nas capitais Curitiba, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Palmas, Belém, Macapá, Porto Velho, Salvador, Aracaju, São Luís e Teresina. Rio Branco faz parte da lista, aponta o Climatempo. Há, ainda, alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h no sul e leste de Santa Catarina, no leste do Paraná, na fronteira de Mato Grosso do Sul com a Bolívia, em Goiás, no Distrito Federal, em Mato Grosso, leste e norte/nordeste de São Paulo, em Minas Gerais, interior do Rio de Janeiro, sul do Tocantins, Acre, Rondônia e centro- sul do Maranhão e do Piauí, oeste da Bahia e Vale do São Francisco, sertão de Pernambuco.

De acordo com o Climatempo, as áreas de instabilidade da ZCAS que estão sobre o interior do Brasil se juntam com uma frente fria que está na costa do Espírito Santo. Outras nuvens de chuva crescem no Sul por causa do calor e da umidade do ar elevada. A grande quantidade de nuvens e chuva evita que a temperatura do ar fique muito elevada.

O ar quente e úmido predomina sobre o Sul do Brasil e nuvens carregadas se formam sobre os três estados. Uma frente fria se afasta no mar, na altura da costa do Paraná. O ar segue abafado.

Na Grande Porto Alegre, na serra e no litoral do Rio Grande do Sul, na serra, no sul e litoral de Santa Catarina, no Vale do Itajaí e no litoral do Paraná, o dia é com períodos de sol e pancadas de chuva a qualquer hora, que podem ser moderadas a fortes.
Nas demais áreas do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o sol aparece na maior parte do dia e algumas pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite.

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul permanecem atuando sobre grande parte da Região Sudeste. O estado de São Paulo não está sendo influenciado pela ZCAS, mas o calor e a umidade do ar elevada formam nuvens carregadas sobre o estado que provocam as pancadas de chuva.

Na Grande SP, no interior e no litoral paulista, no Sul de Minas e no Triângulo, o sol aparece na maior parte do dia, a nebulosidade aumenta com o calor e tem previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite. Pode chover forte em alguns locais.

Nas demais áreas de Minas Gerais, incluindo a Grande BH, nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, o dia é com muitas nuvens, chove várias vezes e podem ocorrer alguns períodos com sol, sempre entre muitas nuvens.

Há risco de chuva forte em praticamente todo o Sudeste, exceto na região de Presidente Prudente (oeste de SP) e no extremo norte capixaba, ar abafado em todo o Sudeste.

PUBLICIDADE