Força das águas e balseiros na Ponte Metálica levam régua que faz medição do Rio Acre

A Defesa Civil não destaca que a nova régua seja instalada em outro ponto do rio

A régua que faz a medição do nível das águas do Rio Acre em Rio Branco foi arrancada pela força dos balseiros fincados na Ponte Metálica, nesta quarta-feira (10). A informação foi divulgada pelo site Ac24horas.

Com a correnteza das águas, a estaca de fixação teria sido comprometida. O coronel Carlos Batista, coordenador da Defesa Civil do Estado, informou que novas estacas foram providenciadas e serão instaladas ainda nesta quarta. A Defesa Civil destaca que a nova régua seja instalada em outro ponto do rio.

Régua fica fincada no Rio Acre, bem na Gameleira/Foto: Odair Leal

Nesta semana, com a elevação das águas do Rio Acre, uma equipe do Deracre foi montada para trabalhar na retirada dos entulhos, galhos e troncos de árvores que ficam nos pilares de pontes.

O presidente do Deracre, Sócrates Guimarães, destaca que é uma atividade de preservação e prevenção, já que o acúmulo de entulhos nos pilares de sustentação impossibilita o fluxo das águas, além de comprometer a estrutura das edificações.

Monitoramento ANA

Além disso, a Plataforma de Coleta de Dados da Agência Nacional de Águas, órgão do Governo Federal, responsável por emitir dados sobre a situação do rio em tempo real, está sem funcionar há 3 dias. De acordo com o apurado, a causa do problema seria o furto de fios de energia elétrica na região.

“Vândalos furtaram os fios do equipamento, que deixou de operar. Infelizmente acontece este problema que prejudica a leitura desses dados, que são tão importantes para os órgãos de monitoramento”, afirmou Batista.

PUBLICIDADE