O primeiro mês do ano é conhecido por encabeçar a campanha Janeiro Branco, que visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população. Em Rio Branco, o leito de saúde mental do Pronto-Socorro teve 757 internações durante todo o ano de 2023, uma média de 2,07 internações por dia.
O número acende um alerta para a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional da sociedade, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.
Estrutura do Serviço de Saúde Mental do PS
De acordo com a coordenadora dos leitos de saúde mental do PS de Rio branco, Camila Daniel, o serviço atua em situações de emergências como a abstinência de álcool e urgências psiquiátricas.
“Oferta suporte hospitalar para situações de urgência/emergência decorrentes do consumo ou abstinência de álcool, crack e outras drogas, bem como urgências e emergências psiquiátricas advindas da Rede de Atenção às Urgências, da Rede de Atenção Psicossocial e da Atenção Básica”, explica.
O setor possui 18 leitos para internações de curta duração. Além de funcionamento 24 horas, nos sete dias da semana, incluindo feriados e finais de semana, com uma equipe multifuncional, composta por psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem e assistente social. Há ainda a interação com outros serviços. “Com garantia de transferência do usuário para estruturas hospitalares de maior complexidade, quando as condições clínicas impuserem tal necessidade”, ressalta a coordenadora.
Dados sobre Saúde Mental
Números divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam um aumento significante nos índices de transtornos mentais nos últimos anos. Segundo a organização, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo, com taxa de 9,3%, e o segundo maior das Américas quando se trata de depressão, com 5,8%.
A inclusão da síndrome de burnout, ansiedade e depressão à lista de doenças relacionadas ao trabalho pelo Ministério da Saúde no Brasil reflete a gravidade do cenário.
Hábitos para cuidar da mente
A adoção de hábitos saudáveis se torna crucial para melhorar a qualidade de vida, tanto física quanto mental. Alguns cuidados podem ser adotados, são eles:
A prática de atividades físicas;
Manter alimentação saudável;
Manter o sono regulado;
Exercitar o autoconhecimento;
Equilíbrio entre atividades laborais e de lazer;
Buscar ajuda profissional, etc.
Ações do Estado
O Estado, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), além de atuar no Leito de Saúde Mental do Pronto-Socorro de Rio Branco, está presente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 22 municípios acreanos, e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), nos municípios de Mâncio Lima, Brasileia, Epitaciolândia, Capixaba, Sena Madureira, Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
Durante todo o mês de janeiro o Governo estará, também, realizando ações sobre saúde mental, com rodas de conversas e palestras. A diretora de Regulação e Rede de Atenção à Saúde da Sesacre, Ana Beatriz Souza, explica a importância da campanha.
“Janeiro é um período simbólico, propício para as pessoas fazerem uma análise introspectiva e definirem metas que visem ao equilíbrio emocional e mental. Essa é uma oportunidade valiosa para promover a conscientização e a importância da saúde mental, incentivando a sociedade a adotar práticas saudáveis e buscar apoio quando necessário”, destaca.
Confira o cronograma de ações do Governo do Estado:
15.01.2024 – Massagem, ventosaterapia e auricoloterapia – às 9 horas. Local: UPA 2º Distrito;
16.01.2024 – Roda de conversa em alusão ao Janeiro Branco – às 9 horas. Local: Sesacre, Jeceac e Procon;
17.01.2024 – Roda de Conversa em alusão ao Janeiro Branco – ás 9 horas. Local: Sete, Semulher e Acreprevidência;
18.01.2024 – Roda de Conversa em alusão ao Janeiro Branco – às 9 horas. Local: Semapi, Iteracre e Ise;
19.01.2024 – Roda de Conversa em alusão ao Janeiro Branco – às 9 horas. Local: Sead/Seplan, PGE e Sejusp;
23.01.2024 – Roda de Conversa em alusão ao Janeiro Branco – às 9 horas. Local: Dirpap e FEM;
24.01.2024 – Roda de Conversa em alusão ao Janeiro Branco – às 9 horas. Local: Selic e Ageac;
25.01.2024 – Roda de conversa em alusão a Janeiro Branco às 9 horas. Local: Iapen;
25.01.2024 – Roda de Conversa: “Como viver mais e melhor nos dias atuais” – às 9 horas. Local: UPA 2º Distrito;
26.01.2024 – Roda de Conversa em alusão a Janeiro Branco – às 9 horas. Local: PMAC e Secom/Fundac;
27.01.2024 – Núcleo de Populações Prioritárias e Vulneráveis, SESACRE – Peça de Teatro cabo de guerra para população prioritárias. Local: a definir;
29.01.2024 – Palestra “O papel dos Centros de Convivência no cuidado à saúde mental” – às 9 horas. Local: a definir;
30.01.2024 – Roda de conversa em alusão a Janeiro Branco – às 9 horas. Local: a definir;
30.01.2024 – Peça teatral para servidores das Secretarias – ás 10 horas. Local: a definir.