A KaBuM chega à temporada 2024 do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) como supertime, aos olhos da comunidade e de especialistas, mas o suporte Denilson “Ceos” e Bruno “Hauz” evitam adotar o status. Em entrevista coletiva, os dois jogadores ressaltaram que o elenco é novo e precisa de tempo para evoluir, mas destacaram que o objetivo é ser campeão no 1º Split.
— Eu não ficou pensando muito em supertime. É um time novo, a gente precisa se conhecer primeiro. O LoL não é um jogo em que você ganha só tendo os cinco melhores jogadores ou cinco jogadores muito bons. Precisa ser um time forte. Eu só estou com um pensamento de tentar evoluir o máximo como time, que eu sei que a gente consegue se sair bem — respondeu Ceos, o melhor jogador do CBLOL em 2023, ao ser questionado pelo ge sobre como defenderia que a superequipe da KaBuM não irá fracassar como outras do passado.
Em edições anteriores do CBLOL, Vivo Keyd Stars, paiN Gaming, FURIA, LOS e Fluxo tiveram elencos badalados que, apesar da enorme expectativa da comunidade, não conseguiram ser campeões.
KaBuM é superequipe?
Perguntado se a KaBuM tem, no papel, o melhor elenco do 1º Split do CBLOL 2024, hauz não respondeu diretamente e evitou usar o status de supertime.
— Eu poderia ser clubista e falar que todos os meus colegas de time são os melhores. É o que eu iria falar. Mas a gente vai começar entendendo o que cada jogador gosta e o que cada jogador entende do jogo. A gente precisa entender o nosso treinador e o que ele quer que a gente faça. A gente precisa sentir uns aos outros na atmosfera do dia a dia, de treino, a gente começou a treinar faz poucos dias. Eu vejo que cada jogador já teve sua ascensão e tem um impacto muito positivo dentro do jogo e fora dele — disse o atleta da rota do meio.
Tempo para adaptação
Em resposta a outra pergunta, Ceos também pregou que a equipe precisa de tempo de adaptação.
— Por ser um time muito novo, ainda é difícil saber o papel de cada um. Primeiro a gente precisa se conhecer, saber o campeão [personagem] e o estilo de jogo com que cada um gosta de jogar. Cada time tem qualidades e defeitos. A gente precisa descobrir os nossos para saber realmente qual vai ser não só o meu papel, como o de todo mundo. É uma questão de tempo até cada um saber o seu lugar no time — disse o suporte, antes de exaltar a satisfação em jogar pela KaBuM novamente.
Antes do tricampeonato brasileiro obtido com a LOUD, Ceos conquistou o primeiro título de CBLOL da carreira na primeira passagem pela KaBuM, no 1º Split de 2020.
— Eu estou muito feliz na KaBuM. Eu gostei bastante do projeto que eles me apresentaram. Eles me prometeram um time forte, e eu acho que a gente tem um time muito forte, que dá para disputar título.
Além de hauz e Ceos, a KaBuM jogará com o topo Gyu-joon “Lonely”, o único remanescente do elenco do 2º Split de 2023, no qual a equipe venceu só uma das 18 partidas da fase classificatória, o caçador Geun-seong “Malrang” e o atirador Lucas “Netuno”.
A comissão técnica será comandada pelo sul-coreano Min-kwon “Ares” e terá também Gabriel “Von” e André “ti0ben”.
Título no 1º Split
Embora o elenco tenha sido montado praticamente do zero e os jogadores tenham batido na tecla de que é preciso dar tempo para a evolução, Ceos defendeu a ideia de que é possível ser campeão já no 1º Split desta temporada.
— Por ser um campeonato longo, a gente pode almejar ser campeão no 1º Split. Só o começo, que, por ser um time novo e a gente ainda estar se conhecendo, pode não ser o ideal, mas eu acho que, se a gente não se abalar caso não tenha um começo muito bom e continuar focando nos treinos em evoluir, chegando aos playoffs a gente já conseguirá, não estar no nosso 100%, mas ser uma equipe capaz de brigar por título.
Estreia contra a LOUD
A estreia da KaBuM será contra a LOUD, a atual tricampeã e a ex-equipe de Ceos. O jogo está marcado para as 13 horas (no horário de Brasília), no próximo sábado, 20 de janeiro.
— Sobre a estreia, eu estou bem ansioso, vai ser legal. Eu nunca joguei contra a LOUD, vai ser uma coisa que eu não sei muito bem como lidar, mas, no passado, sempre quando eu enfrentei meus companheiros de equipe, eu tinha uma sensação de que havia uma motivação a mais, eu achava mais legal. Eu vou sentir essa motivação na estreia contra a LOUD. Da parte deles, não sei como eles vão se sentir me enfrentando. Não sei se eles vão ter uma motivação a mais — analisou o suporte.
Valendo o título brasileiro, o prêmio de R$ 115 mil e a classificação para o Mid-Season Invitational (MSI) em Chengdu, na China, o 1º Split do CBLOL 2024 é disputado de 20 de janeiro a 20 de abril, com jogos entre os dez times participantes aos sábados e domingos, a partir de 13 horas, no estúdio da Riot Games em São Paulo. São 18 rodadas de fase classificatória, realizadas ao longo de nove semanas, para definição de seis equipes para os playoffs, disputados em dupla eliminação, ou seja, com chaves superior e inferior.