Prefeitura instala dois novos semáforos inteligentes em Rio Branco; entenda como funciona

Os novos semáforos têm autonomia de funcionamento por até sete horas em caso de queda de energia

O prefeito Tião Bocalom inaugurou na tarde desta quinta-feira (18) o novo semáforo inteligente na Avenida Ceará, em Rio Branco. A nova ferramenta vai auxiliar no fluxo do trânsito na região.

Com investimento total de R$ 3 milhões, foram adquiridos ao todo, 60 novos semáforos, que farão operarão no trânsito das principais vias da capital acreana. Destes, dois são chamados semáforos inteligentes, isso porque funcionam sob demanda, ou seja, o tempo que o semáforo fica verde ou vermelho depende da quantidade de veículos na via naquele momento. Automaticamente, ele se regula ao longo do dia para melhor gerenciar o fluxo de trânsito.

Os novos semáoforos auxiliarão no fluxo do trânsito de veículos na capital/ Foto: ContilNet

De acordo com o prefeito Tião Bocalom, as ferramentas irão auxiliar o trânsito das vias mais movimentadas em Rio Branco. “Nós temos um fluxo de veículos muito grande em Rio Branco, e as avenidas estreitas. Temos que achar um jeito de melhorar o trânsito. Como fizemos? Construindo os dois elevados e implantando os novos semáforos”, explica.

Os novos semáforos tem autonomia de funcionamento por até sete horas/ Foto: ContilNet

Os novos semáforos tem autonomia de funcionamento por até sete horas em caso de queda de energia, tecnologia que permitirá um menor prejuízo ao trânsito durante um apagão, ressalta o superintendente do RBtrans, Benício Dias.

Os semáforos garantirão o fluxo do trânsito em caso de queda e energia/ Foto: ContilNet

“Esses novos semáforos têm baterias. Nós colocamos nobreaks para caso ocorra falta de energia, eles continuem funcionando por até sete horas de operação, sem precisar tem preocupação com a operação da cidade”, acrescenta.

Os semáforos, instalados, ambos na Avenida Ceará, um próximo à Agroboi e outro no terminal urbano, funcionarão a partir de câmeras instaladas em pontos estratégicos, que mensuram a quantidade de veículos. Em tempo real, um sistema vai transformar as imagens em dados e, assim, ajustar a abertura do sinal.

PUBLICIDADE