O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, assinou na manhã desta quarta-feira (24), na Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa), o termo de parceria entre a capital acreana e o distrito de Chinchero, cidade peruana.
O termo de cooperação vai propiciar a exportação e a importação de diversos produtos entre as duas cidades, entre eles, frutas, carnes e artesanato, explica Bocalom.
“Eles vieram até aqui para ver como a gente faz o fomento ao trabalho dos produtores rurais. Vão visitar nossas produções e firmar essa parceria para trazer o artesanato deles”, afirma.
Tião Bocalom se comprometeu, ainda, em montar um espaço para que os produtos fiquem expostos durante todo o ano.
O prefeito de Chinchero, Alcides Cusihuaman, reafirmou a importância da parceria com Rio Branco. “Viemos até Rio Branco para conhecer a estrutura de produção, como é produzido. Além disso, vamos ver de que forma iremos trabalhar essa parceria”, ressaltou .
O Peru é um dos países que mais importam produtos acreanos. As exportações oriundas dos estados do Acre e Rondônia pelo corredor interoceânico Amazônia Ocidental cresceram 34% em 2022, o que corresponde a um montante de US$ 51,5 mil, grande parte por via terrestre.
O Acre se destaca na exportação de castanha, consolidando o extrativismo como um dos fortes do estado.