O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realizou na tarde desta sexta-feira (26), durante sessão solene, a posse do Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Danilo Lovisaro do Nascimento, que estará à frente da instituição durante o biênio 2024-2026.
A cerimônia aconteceu no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac) com a presença de várias autoridades e figuras públicas do Acre, como o governador Gladson Cameli, o prefeito Tião Bocalom, procuradores e promotores do Estado.
O procurador-geral expressou a satisfação em ser reconduzido ao cargo. “Durante os dois anos que se passaram conseguimos construir bastante coisas para o nosso estado e para o fortalecimento da nossa instituição. Esperamos que nesses dois anos a possamos consolidar todas as conquistas e alcançar avanços significativos na nossa instituição”, enfatizou.
Além de Danilo Lovisaro, a solenidade empossou, ainda, os procuradores de Justiça Carlos Roberto da Silva Maia, Celso Jerônimo de Souza e Francisco José Maia Guedes como membros do Conselho Superior.
O governador Gladson Cameli (Progressistas) ressaltou a importância da parceria entre Estado e MPAC. “Como governador, um Estado de direito forte, é um Ministério Público Forte, que consegue cumprir com suas obrigações, fortalecendo ainda mais a parceria”, destacou.
O prefeito Tião Bocalom fez questão de destacar o apoio do MPAC durante sua gestão. “O Ministério Público esteve o tempo todo com a gente, é isso nos dá mais tranquilidade para dizer que o nosso trabalho está transparente, dentro do que manda a lei”, disse.
A eleição para o cargo de procurador-geral acontece a cada dois anos. Lovisaro, que já está no cargo, foi reeleito pela maioria dos votos dos procuradores e promotores de Justiça do MPAC. O processo marcou a primeira eleição do MPAC realizada por meio do voto eletrônico.