Familiares de detentos protestam pedindo melhores condições em presídio e alegando maus-tratos

Complexo Penitenciário Manoel Neri é maior do Juruá, e abriga cerca de 700 presos

Cerca de 20 familiares de detentos do presídio Manoel Nery da Silva, em Cruzeiro do Sul, fizeram uma manifestação na última segunda-feira (29), em frente à Cidade da Justiça. O movimento teve o intuito de chamar a atenção do judiciário para a situação dos presos.

Os familiares exigem que os detentos tenham melhores condições para cumprir suas penas/ Foto: Jurua24horas

As esposas que foram visitar os detentos no sábado (27) relataram que os agentes do Grupo Especializado de Operações Penitenciárias (GEPOE) agiram com truculência, retirando os presos na frente das crianças, e levando-os para o corretivo por motivos simples, segundo elas. Os policiais teriam, ainda, jogado spray de pimenta e gás lacrimogêneo dentro do bloco, afetando várias crianças, que passaram mal e vomitaram.

Os familiares exigem que os direitos humanos dos presos sejam respeitados, e que eles tenham melhores condições para cumprir suas penas. Os manifestantes alegam, ainda, maus-tratos, falta de água, de higiene e de assistência médica.

As mulheres afirmaram que as celas estão todas sujas, com fezes nos sanitários, e que há muitos presos doentes e machucados.

Complexo Penitenciário Manoel Neri é maior do Juruá, e abriga cerca de 700 presos. Nos últimos meses foram registradas pelo menos quatro tentativas de fuga.

Com informações Juruá24horas

PUBLICIDADE