O presidente da Academia Juvenil Acreana de Letras (Ajal), Jackson Viana, que foi reconduzido ao cargo na noite deste sábado (3), em entrevista ao ContilNet, falou sobre o lançamento de quatro novos livros de jovens escritores e a importância da participação do Fundo Social do Sicredi, que promoveu o evento.
Além do evento de lançamento e noite de autógrafos, a Ajal também realizou a cerimônia de posse da nova diretoria executiva da Ajal e posse de novos membros.
“Quando a Ajal foi fundada nós não tínhamos praticamente registro de jovens autores e a partir do momento que ela surgiu, ela veio não somente com a missão de congregar jovens escritores, mas também de oportunizar que eles se tornassem escritores de fato e de direito com suas obras disponíveis nas estantes das livrarias e das bibliotecas brasileiras e esse 2º Festival Literário e ele traz conforme o primeiro a mesma questão”, explica.
Jackson afirma que uma das missões é inserir esses jovens escritores, alguns em situação de vulnerabilidade social. “Certamente não somente é um incentivo literário e educacional, mas também é uma fonte de renda que essas pessoas passam a ter, com a venda dos livros”, explica.
Com apoio do Sicredi pelo Fundo Social, os livros foram lançados neste sábado (3), no Memorial dos Autonomistas em Rio Branco. “Quando a gente soube que o Fundo Social tinha sido aberta, para a gente foi uma grande oportunidade porque geralmente as instituições literárias se valem de fundos públicos, que também é muito concorrido e a gente tem mais essa oportunidade com o Fundo Social nós só temos a agradecer ao Sicredi, com certeza, louvar o trabalho que é feito, incentivar que outras entidades também se inscrevam, porque é um processo sério e muito bem elaborado, muito bem conduzido”, disse.
O presidente da Ajal também ressaltou que além do apoio financeiro, a entidade também teve suporte durante o percurso de inscrição do projeto. “Talvez o Sicredi saiba por justamente ter essa preocupação, mas a dimensão do que se alcança com esse fundo social para essas pessoas é sem descrição”, completou.