Os dois detentos acreanos que escaparam do Presídio Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, na manhã da última quarta-feira (14), já teriam tentado escapar juntos de um presídio no Acre.
A tentativa de fuga foi registrada em 2013, no Complexo Penitenciário Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco. Os documentos nos quais constam a tentativa frustrada de fuga foram obtidos pela GloboNews.
Segundo informações, eles utilizaram pedaços de grades e lençóis e improvisaram uma escada para tentar fugir pelo teto do complexo penitenciário.
A fuga foi frustrada por agentes penais que perceberam a movimentação nas celas. Nas imagens contidas nos documentos é possível ver o buraco feito pelos criminosos nas grades das celas.
A fuga em Mossoró
Os fugitivos foram identificados como Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, também conhecido como “Tatu” ou “Deisinho”. Os dois teriam fugido da penitenciária, por uma abertura do teto da cela, durante o banho de sol dos detentos.
Esta é a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que conta com cinco presídios de segurança máxima em cinco estados (Paraná, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Distrito Federal e Rio Grande do Norte).
Em nota, a Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça (Senappen) informou que as obras de reforma do presídio podem ter favorecido a fuga de dois presos, já que as regras da cadeia são rigorosas.