Carlos Davila completa 27 anos de atuação na Defesa Civil e já vivenciou várias alagações

No decorrer de todo esse tempo, mesmo com a mudança de prefeitos, ele continuou no cargo, sendo bastante respeitado

O funcionário público da Prefeitura de Sena Madureira, Carlos Davila, tem uma longa carreira à frente da Defesa Civil Municipal, órgão que tem um papel importante em meio a sociedade, principalmente nos períodos de enchentes. Neste ano, ele completa exatamente 24 anos de trabalhos na Defesa Civil.

No decorrer de todo esse tempo, mesmo com a mudança de prefeitos, ele continuou no cargo, sendo bastante respeitado.

Em 1997, na administração da então prefeita Toinha Vieira, a cidade de Sena Madureira foi atingida por uma das maiores alegações de sua história. “Eu me lembro muito bem daquele momento. Até mesmo a minha casa que fica na Siqueira Campos foi afetada. Tivemos que nos mudar. O sofrimento foi grande”, destacou.

Carlos Davila completa 27 anos na Defesa Civil de Sena Madureira/Foto: Reprodução

Além de 1997, outras duas grandes alegações causaram sofrimento aos senamadureirenses, sendo em 2012 e 2021. Em todas elas, Carlos Davila estava em atividade. “A nossa atuação é no sentido de ajudar as famílias que são atingidas. A Defesa Civil coordena várias ações em parceria com a Prefeitura e outros órgãos”, frisou.

Todos os dias, na época invernosa, Carlos Davila acorda cedo e se destaca para as margens do rio Iaco, onde estão cravadas as réguas da Defesa Civil. Por lá, é feita a medição do nível das águas. “Às 6 horas da manhã, a medição já está feita. Esses dados também são enviados para a Defesa Civil Estadual e para a ANA (Agência Nacional de Águas)”, completou.

Nos últimos anos, em que pese o nível das águas ter ultrapassado a cota de alerta, a situação não foi tão grave quanto em anos anteriores. “A preocupação existe todos os anos porque não temos como controlar a natureza. O que podemos fazer é nos preparar para minimizar os impactos”, ressaltou.

Em 2024, pelo menos por enquanto, a situação é tranquila em Sena Madureira.

PUBLICIDADE