Natural de Sena Madureira, no interior do Acre, o acreano Francisco Leandro da Silva Santos, de 32 anos, mais conhecido como ‘LĂ©o do Hip hop’, está participando da 4ÂŞ ConferĂŞncia Nacional de Cultura em BrasĂlia, juntamente com uma delegação de acreanos. O evento contou com a presença do presidente Lula, da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e muitas celebridades brasileiras. A abertura teve inĂcio nesta segunda (4) e se estende atĂ© sexta-feira (8).
[videopress fhasaik6]
A coluna Douglas Richer, do site ContilNet, conversou com o senamadureirense, que explicou um pouquinho sobre a sua participação no evento. “Dentro da conferĂŞncia tem vários eixos e setoriais, aĂ cada um que representa seu segmento, vai defender a sua classe em âmbito nacional. E dentro da estadual, no contexto do hip-hop, eu fui selecionado, votado para representar o estado do Acre na cultura hip-hop em âmbito nacional para defender as polĂticas pĂşblicas nacionais que o governo federal está voltando a apoiar”, contou ao ContilNet.

Léo na companhia do cantor Lenine/Foto cedida
Morador do bairro EugĂŞnio Augusto Areal, no municĂpio de Sena, o estudante de Engenharia ElĂ©trica falou sobre a sensação de romper barreiras e sair do interior do Acre e ter a oportunidade de participar de uma conferĂŞncia nacional.
“A sensação Ă© de gratidĂŁo pela retomada das discussões polĂticas sociais da cultura para nosso paĂs, estado, municĂpios e principalmente nossas bases (a ponta que precisa ser atendida pela cultura e poder pĂşblico). A sensação Ă© de alĂvio depois de 10 anos sem conferĂŞncia nacional, retomamos novamente a caminhada para seguir implantando sementes que a mĂ©dio e longo prazo possamos conhecer os frutos”.
“Sensação Ă© o fortalecimento de uma cultura democrática, de liberdade, de acesso aos recursos com dignidade em fator social AmazĂ´nico. E por fim, potencializar nossa cultura nacional, para que daqui 5 anos ou 10 anos nĂŁo chegue um fascista e negacionista e acabe com nosso ministĂ©rio da cultura e nem marginalize quem faz cultura na base, na ponta e nas periferias”.

O acreano e o cantor Rapadura/Foto cedida
Em papo com este colunista, LĂ©o contou que existem vários motivos culturais em Sena, e que hoje envolvem cerca de 60 jovens. “Está sim! Como o hip hop Ă© uma cultura com vários segmentos (rap, breaking, graffiti e DJ), ao todo temos mais de 60 jovens sendo beneficiados”.

Crianças no municipio de Sena participando do movimento cultural de hip hop/Foto cedida

Léo contou que existem vários motivos culturais em Sena/Foto cedida
Veja mais sobre o evento,clique aqui!
Veja mais fotos cedidas para coluna:




