Coluna +Saúde: Conheça os benefícios que o Jiu-Jitsu pode trazer para sua saúde

Já pensou em melhorar a qualidade de vida com artes marciais? Já ouviu falar em Jiu-Jitsu? Quer saber os benefícios de ser praticante do esporte?

Jiu-Jistu

Depois de uma breve pesquisa sobre o Jiu-Jitsu, descobri que é uma arte marcial japonesa (bujô) que utiliza técnicas de golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um oponente.

Sua origem, como sucede quase todas as artes marciais antigas, não pode ser apontada com total certeza, mas o que se sabe, por certo, é que seu principal ambiente de desenvolvimento e refino foi nas escolas de samurais, a casta guerreira do Japão. Contudo, outros levantam a hipótese de ter proveniência sínica, posto que sejam também notadas influências indianas.

Principais benefícios do Jiu-Jitsu

O Jiu-Jitsu é uma ótima arte marcial e um dos benefícios é o desenvolvimento da defesa pessoal, principalmente para mulheres, já que o Jiu-Jitsu usa mais técnica do que força física. Você pode imobilizar uma pessoa com um peso corporal maior que o seu, por exemplo.

Diminui o stress e aumenta o bem-estar

Qualquer atividade física tem o poder de diminuir o stress. Esse também é um benefício do Jiu-Jitsu. Isso porque o nosso cérebro libera um hormônio chamado endorfina durante e após uma atividade. Esse hormônio regula a emoção e a percepção da dor, relaxando e trazendo bem-estar ao praticante.

Uma boa experiência de bem-estar é que, por muito tempo, tive problemas com a energia acumulada no meu corpo. Por conta desse acúmulo, não conseguia dormir e acabava muito estressada durante o dia, o que me deixava muito, mas, muito sem paciência, e acabava por descontar em quem não tinha nada haver com alguns dos problemas.

Define o corpo

O Jiu-Jitsu, apesar de não necessitar de tanta força física, é um ótimo esporte para definir o corpo. Isso porque algumas posições necessitam do movimento de vários músculos, e manter essas posições ajuda a tonificar o corpo.

Melhora a capacidade cardiovascular

Por aliar exercícios no chão junto com exercícios aeróbicos, o Jiu-Jitsu proporciona uma grande melhoria na respiração e faz bem para o coração. Melhora essa que o praticante não vai querer ficar sem depois que descobrir.

Melhora os reflexos

O Jiu-Jitsu é um esporte que se baseia mais na técnica do que na força física e, por isso, o praticante tem de estar sempre atento ao mínimo movimento do seu oponente.

Desenvolve o caráter

Além das aulas de luta, o Jiu-Jitsu também ensina as atitudes de um lutador. A capacidade de se superar, de pensar sobre pressão, de respeitar o próximo e ter persistência para conquistar a vitória. Esses são valores passados pelo Jiu-Jitsu.

Perda de peso

Um dos principais benefícios do Jiu-Jitsu é a perda de peso. Numa aula de 90 minutos, o praticante pode perder de 500 a 1000 calorias.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Coluna +Saúde: Conheça os benefícios que o Jiu-Jitsu pode trazer para sua saúde