O Acre aparece como o segundo estado com maior incidĂȘncia de dengue do paĂs, segundo os dados divulgados pelo Painel de Arboviroses do MinistĂ©rio da SaĂșde. AtĂ© a segunda semana epidemiolĂłgica, finalizada no Ășltimo sĂĄbado (17), o Estado contabilizava 354 casos provĂĄveis e coeficiente de incidĂȘncia de 40,2, o que o coloca atrĂĄs apenas do Tocantins no ranking nacional. Felizmente, nĂŁo hĂĄ nenhum Ăłbito.

Isso significa que o Ăndice do Acre Ă© quase quatro vezes maior que a mĂ©dia nacional/Foto: Reprodução
Os nĂșmeros mostram que a dengue atinge mais mulheres, que concentram 53,95% dos casos, enquanto os homens representam 46,05%. A maioria das ocorrĂȘncias foi registrada entre pessoas pardas, que correspondem a 90,96% dos casos, acompanhando o perfil populacional do estado.
A maioria absoluta dos registros envolve pessoas pardas, que correspondem a 90,96% dos casos, cerca de 322 notificaçÔes. Quando analisada por faixa etĂĄria, a dengue se concentra principalmente entre jovens e adultos em idade produtiva: o grupo de 20 a 29 anos lidera o nĂșmero de ocorrĂȘncias, com 87 casos, sendo 43 em homens e 44 em mulheres. Em seguida, aparecem as faixas de 30 a 39 anos, com 51 registros; e 40 a 49 anos, com 57 casos, mantendo a tendĂȘncia de maior impacto entre adultos jovens.
As faixas etĂĄrias de 50 a 59 anos e 60 a 69 anos tambĂ©m apresentam nĂșmeros relevantes, somando juntas 57 casos; entre idosos, os registros diminuem, mas permanecem presentes: foram 14 casos entre 70 e 79 anos e 3 entre pessoas com 80 anos ou mais.
Entre crianças e adolescentes, os dados mostram circulação constante do vĂrus. A faixa de 5 a 9 anos contabiliza 22 casos, enquanto crianças de 10 a 14 anos somam 17 registros. Adolescentes de 15 a 19 anos aparecem com 28 casos. AlĂ©m disso, mesmo os menores de idade mais jovens nĂŁo ficaram imunes: foram registrados 17 casos em crianças de 1 a 4 anos e 9 em bebĂȘs com menos de um ano, demonstrando que o vĂrus atinge todas as idades.
Em todo o Brasil, jĂĄ foram contabilizados 22.318 casos provĂĄveis de dengue, com coeficiente de incidĂȘncia de 10,5 e 21 Ăłbitos em investigação. Isso significa que o Ăndice do Acre Ă© quase quatro vezes maior que a mĂ©dia nacional, reforçando a posição do estado entre os mais afetados proporcionalmente.



