Sem previsão de chuva, ar polar estabiliza o tempo no Acre nesta quinta

Rajadas vindas do sudeste sopram de forma contínua e aumentam a sensação de frio na capital e no interior

Por Redação ContilNet 21/05/2026 às 06:45

A persistência de uma intensa incursão de ar frio de origem polar continuará ditando as condições do clima na Região Norte e em estados vizinhos. De acordo com as previsões divulgadas pelo meteorologista Davi Friale no portal O Tempo Aqui, esta quinta-feira (21) consolida o cenário de friagem no Acre, em Rondônia e no sul e sudoeste do Amazonas.

O sistema de alta pressão estende a estabilidade atmosférica para o centro, sul, sudoeste, oeste e noroeste de Mato Grosso, sul e sudoeste de Goiás, além de alcançar as planícies da Bolívia e as áreas central e sul da região de selva do Peru.

Enquanto o Distrito Federal, a maior parte de Goiás e o norte e leste mato-grossense registram predomínio de muito sol, o restante do estado do Amazonas segue sob a influência de calor abafado e chuvas volumosas, com risco de temporais a qualquer hora.

Previsão detalhada para esta quinta-feira (21) no Acre

A massa de ar polar elimina qualquer possibilidade de chuva ou temporal no território acreano, mantendo os índices de umidade controlados e os ventos constantes.

  • Leste e Sul (Microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira): O tempo permanece firme e muito ventilado, com temperaturas amenas durante o dia e declínio acentuado à noite. Os ventos sopram de forma ininterrupta, com intensidade de fraca a moderada e presença de rajadas vindas da direção sudeste — sem apresentar riscos estruturais. A umidade relativa do ar mínima oscila entre 50% e 60% à tarde, atingindo picos de até 95% ao amanhecer.

  • Centro e Oeste (Microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá): No Vale do Juruá, o tempo segue firme e ventilado, com temperaturas noturnas amenas e sem probabilidade de chuva. A umidade mínima varia entre 55% e 65% nas horas mais quentes do dia, alcançando máxima de até 95% nas primeiras horas da manhã. Os ventos sopram continuamente de sudeste, alternando entre fracos e calmos, com rajadas moderadas.

Registros térmicos por municípios nesta quinta (21)

As menores mínimas do estado nesta quinta-feira concentram-se na regional do Alto Acre, onde os termômetros em Brasileia e Assis Brasil devem registrar 16°C no início do dia. Na capital, a variação fica entre 17°C e 27°C.

  • Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: Mínimas entre 17°C e 19°C; máximas entre 25°C e 27°C.

  • Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: Mínimas entre 16°C e 18°C; máximas entre 25°C e 27°C.

  • Plácido de Castro e Acrelândia: Mínimas entre 17°C e 19°C; máximas entre 25°C e 27°C.

  • Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus: Mínimas entre 18°C e 20°C; máximas entre 26°C e 28°C.

  • Tarauacá e Feijó: Mínimas entre 19°C e 21°C; máximas entre 27°C e 29°C.

  • Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: Mínimas entre 20°C e 22°C; máximas entre 27°C e 29°C.

  • Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: Mínimas entre 20°C e 22°C; máximas entre 26°C e 28°C.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.