A PolĂcia Federal (PF/AC), por meio da Delegacia de Meio Ambiente (DMA) da SuperintendĂȘncia Regional do Acre, intensificou na Ășltima semana as açÔes de combate ao desmatamento e incĂȘndios criminosos na regiĂŁo. Como parte desses esforços, foi deflagrada a âOperação Fireâ, nos municĂpios de Porto Acre e Boca do Acre, no Amazonas, com a finalidade de conter os incĂȘndios florestais, identificar os responsĂĄveis pelos crimes ambientais e assegurar a devida responsabilização criminal dos envolvidos, em cumprimento Ă s diretrizes da legislação ambiental.

PF prende homem incendiando ĂĄrea dentro da Reserva Chico Mendes. Foto: Ascom
Com isso, na Ășltima sexta-feira (20), a PF, em atuação conjunta com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o BatalhĂŁo de Policiamento Ambiental (BPA), prendeu em flagrante um indivĂduo incendiando a Reserva Extrativista (RESEX) Chico Mendes, em Rio Branco.
Agora, como parte do planejamento estratĂ©gico coordenado pela corporação acreana, que conta com a participação do ICMBio, IBAMA e Força Nacional, foi estruturado uma base temporĂĄria no municĂpio de Boca do Acre, para intensificar as operaçÔes nos municĂpios, permitindo a presença constante das equipes e a realização de açÔes mais rĂĄpidas e eficazes na identificação e repressĂŁo de crimes ambientais.

A PF e Ibama estruturou uma base temporĂĄria para combater o tipo de crime. Foto: ASCOM
âA PolĂcia Federal reafirma seu compromisso no combate ao desmatamento e Ă s queimadas ilegais, e destaca que continuarĂĄ empregando todos os recursos disponĂveis para proteger a AmazĂŽnia, cumprir a legislação ambiental e garantir a preservação desse ecossistema vital para o mundoâ, destaca a Policia Federal.



