Um levantamento do Painel de Acompanhamento de Mortes Violentas Intencionais (MVI), do MinistĂ©rio PĂșblico do Acre (MPAC), revela que a violĂȘncia letal no estado tem atingido principalmente jovens adultos. Dados referentes a 2025 mostram que pessoas com idade entre 20 e 34 anos concentram a maior parte das vĂtimas, representando praticamente metade dos 189 casos registrados ao longo do ano.
De acordo com o monitoramento, os grupos com maior nĂșmero de casos foram os de 20 a 24 anos e 30 a 34 anos, ambos com 32 vĂtimas cada. Em seguida aparece a faixa de 25 a 29 anos, com 30 registros de mortes violentas.
Somados, esses trĂȘs grupos etĂĄrios reĂșnem 94 vĂtimas, nĂșmero que representa quase metade das 189 mortes violentas intencionais contabilizadas no Acre em 2025.
LEIA TAMBĂM: Entre terapias, cansaço e amor, mĂŁes atĂpicas transformam o Dia da Mulher em sĂmbolo de resistĂȘncia
O levantamento tambĂ©m mostra que outras faixas etĂĄrias apresentam nĂșmeros relevantes. Entre pessoas de 35 a 39 anos, foram contabilizadas 23 vĂtimas, enquanto o grupo de 15 a 19 anos registrou 17 ocorrĂȘncias.
JĂĄ entre as idades mais avançadas, os registros tendem a diminuir. As faixas de 40 a 44 anos e 45 a 49 anos tiveram 16 vĂtimas cada. No grupo de 50 a 54 anos, foram 8 casos, enquanto entre 55 e 59 anos ocorreram 7 mortes violentas.
Nas faixas etĂĄrias mais altas, os nĂșmeros sĂŁo ainda menores. Foram registrados 3 casos entre pessoas de 65 a 69 anos, 2 entre 60 e 64 anos e apenas um registro nas faixas de 0 a 4 anos, 10 a 14 anos e acima de 70 anos.
Especialistas apontam que o perfil identificado no Acre segue uma tendĂȘncia observada em diferentes regiĂ”es do paĂs, onde a violĂȘncia letal atinge principalmente jovens adultos em idade produtiva, em sua maioria homens.
Os dados fazem parte do sistema de acompanhamento do MPAC que monitora as Mortes Violentas Intencionais, categoria que reĂșne crimes como homicĂdio doloso, feminicĂdio, latrocĂnio e lesĂŁo corporal seguida de morte. Esses indicadores sĂŁo considerados fundamentais para avaliar o cenĂĄrio da segurança pĂșblica e orientar polĂticas de prevenção Ă violĂȘncia no estado.



