Acusado de assédio moral por parte de policiais penais, o agente Alexandre Nascimento de Souza foi exonerado, a pedido, da função de presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), na tarde desta quarta-feira.
SAIBA MAIS: Presidente do Iapen é acusado de assédio moral contra policiais e associação emite nota de repúdio
A exoneração saiu na edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE).
O diretor Operacional da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança PĂşblica (Sejusp), delegado de PolĂcia Civil Marcos Frank Costa e Silva, responderá interinamente pela presidĂŞncia da autarquia.
ENTENDA O CASO
Na Ă©poca em que o caso foi tornado pĂşblico, a Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário do Acre (Asspen) divulgou uma nota de repĂşdio afirmando que Alexandre teria agido de maneira arbitrária e desrespeitosa contra policiais penais integrantes da equipe B do PresĂdio Feminino, durante uma reuniĂŁo realizada na unidade prisional.
Além disso, o presidente teria ameaçado as servidoras e declarado que os celulares delas estariam grampeados.
VEJA TAMBÉM: Deputados exigem que presidente do Iapen seja afastado do cargo após acusações de assédio
“O gestor de forma vil e ultrajante, por motivações pessoais e desvinculadas do exercĂcio da função, brandou ameaças as integrantes da equipe, em situação de total descontrole emocional, utilizando do aparato estatal como meio intimidador, afirmando, inclusive, que as mesmas estavam sendo investigadas e que haviam celulares “grampeados”, destaca trecho da nota emitida.
“A conduta do ofensor trouxe danos morais e emocionais as servidoras, tendo a ASSPEN/AC se colocado Ă disposição das denunciantes sua assessoria jurĂdica para as providencias legais nos âmbitos administrativo, criminal e civil, como forma de evitar que situações semelhantes nĂŁo se repitam no sistema penitenciário”, completou.
Após a divulgação da nota, uma campanha intitulada Mexeu com uma, mexeu com todas, promovida por servidoras do Iapen, viralizou nas redes sociais.
AtĂ© o momento, Alexandre nĂŁo se posicionou sobre a saĂda.


