O Acre registrou um aumento expressivo nos casos de violência sexual nos primeiros quatro meses de 2026. Dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, apontam que os registros de estupro cresceram 22,99% em comparação com o mesmo período do ano passado. Já os casos de estupro de vulnerável tiveram alta ainda maior, de 27,46%.
Entre janeiro e abril deste ano, foram contabilizadas 230 vítimas de estupro no estado, uma média de quase duas vítimas por dia. Desse total, 207 eram mulheres e 23 homens. Apenas no mês de abril foram registrados 70 casos, o maior número do quadrimestre.
Os dados também colocam o Acre entre os estados com as maiores taxas proporcionais do país. A taxa registrada foi de 77,72 vítimas para cada 100 mil habitantes.
LEIA TAMBÉM: No Acre, homem é condenado a prisão por estupro contra a filha
Quando analisado especificamente o crime de estupro de vulnerável, que envolve vítimas menores de 14 anos ou pessoas sem capacidade de consentimento — os números também preocupam. O estado registrou 181 vítimas nos quatro primeiros meses de 2026, contra um volume menor no mesmo período do ano anterior, resultando em crescimento de 27,46%.
Nesse recorte, 159 vítimas eram do sexo feminino e 22 do sexo masculino. Abril novamente apresentou o maior número de ocorrências, com 61 registros.
Os indicadores revelam uma tendência de crescimento da violência sexual no Acre e reforçam o alerta para a necessidade de fortalecimento das políticas de prevenção, proteção às vítimas e combate aos crimes sexuais, especialmente aqueles praticados contra crianças e adolescentes.
Segundo o painel do Sinesp, tanto os casos de estupro quanto os de estupro de vulnerável mantiveram média de aproximadamente duas vítimas por dia no estado durante o período analisado.
