Diante do baixo nĂvel do Rio Acre, a Prefeitura de Rio Branco deu inĂcio Ă s ações do Plano de Exaurimento HĂdrico, coordenado pela Defesa Civil Municipal com apoio da Secretaria Municipal de Agropecuária. O objetivo Ă© mitigar os impactos da estiagem e garantir o abastecimento de água potável a comunidades em situação de vulnerabilidade.
As vistorias visam avaliar as condições locais e definir a logĂstica de atuação. ApĂłs essa etapa e a formalização do contrato com a empresa que fará o transporte de água, será iniciada a Operação Estiagem, prevista para começar na prĂłxima segunda-feira (7).

A operação vai beneficiar famĂlias tanto na zona urbana quanto na zona rural da capital/ Foto: Marcos AraĂşjo, Secom
A operação está em fase de preparação, com equipes percorrendo nesta semana todas as regiões que historicamente dependem de abastecimento emergencial.
O coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, destaca que o cenário atual é alarmante.
“Neste inĂcio de julho, o Rio Acre registra apenas 2 metros de profundidade, o que configura a terceira pior marca em 11 anos. SĂł em 2016 e 2024 os nĂveis foram ainda mais baixos. A situação Ă© mais grave do que em 2023, mesmo com o recorde de 1,25 metro naquele ano”, afirmou.
A operação vai beneficiar centenas de famĂlias tanto na zona urbana quanto na zona rural da capital, com distribuição de água em caminhões-pipa. Entre os locais atendidos estĂŁo comunidades das regiões do Quixadá, Transacreana, alĂ©m dos municĂpios vizinhos de Bujari e Porto Acre.
Segundo FalcĂŁo, a estiagem prolongada afeta diretamente o abastecimento, já que a redução do nĂvel do rio tambĂ©m provoca o rebaixamento do lençol freático. Isso compromete poços e represas, alĂ©m de gerar consequĂŞncias ambientais e sanitárias.
“Entramos no trimestre mais seco do ano — julho, agosto e setembro — com uma crise hĂdrica instalada. É um cenário extremo, e nosso foco Ă© garantir água potável para quem mais precisa”, reforçou.
Além do fornecimento emergencial de água, a Defesa Civil também realiza o monitoramento diário de indicadores como temperatura, qualidade do ar e focos de queimadas.

