“Vereadores já ganham muito bem”, diz Kamai sobre aumento do auxílio-saúde

Kamai não participou da votação porque está em Cruzeiro do Sul, onde cumpre agenda como dirigente estadual do PT

Por Matheus Mello, ContilNet 26/06/2026 às 14:55
O vereador também explicou o motivo de sua ausência na sessão/Foto: ContilNet

O vereador André Kamai (PT) criticou o aumento do auxílio-saúde dos vereadores de Rio Branco, aprovado pela Câmara Municipal na sessão de quinta-feira (25). Segundo o parlamentar, os vereadores já recebem remuneração suficiente para exercer o mandato e o reajuste não deveria ser prioridade diante das demandas do município.

Kamai não participou da votação porque está em Cruzeiro do Sul, onde cumpre agenda como dirigente estadual do PT para tratar da formação das chapas do partido para as eleições deste ano. Mesmo ausente da sessão, ele afirmou que já havia manifestado sua posição contrária ao projeto antes da votação.

ENTENDA: Vereadores aprovam aumento de 120% no próprio auxílio-saúde

“Eu sou contra esse projeto desde o início. Me posicionei a respeito disso dentro da casa, antes de ser votado, e continuo com o mesmo posicionamento. Rio Branco tem sérios problemas que devem ser vistos, tratados como prioridade e serem resolvidos. Várias categorias estão há anos necessitando de reajuste e não conseguem. Não concordo com o reajuste porque entendo que os vereadores já ganham muito bem para exercerem seus trabalhos”, declarou.

O vereador também explicou o motivo de sua ausência na sessão.

“Na condição de dirigente partidário, de dirigente do PT, e com a necessidade de conclusão, de fechamento das chapas, eu tive que vir à Cruzeiro do Sul para tratar dessas questões e já havia avisado previamente à mesa de que eu não estaria na sessão. Então, eu não estava lá para fazer um posicionamento, justamente porque eu vim para essa atividade e essa decisão de pôr para votar ou não é uma decisão que cabe à mesa, não cabe ao conjunto de vereadores”, afirmou.

Na quinta-feira, a Câmara aprovou por unanimidade entre os vereadores presentes um projeto que aumenta o auxílio-saúde dos parlamentares de R$ 2,5 mil para R$ 5,5 mil mensais. O reajuste representa um aumento de 120%, equivalente a R$ 3 mil a mais por vereador.

O projeto altera o artigo 1º da Lei Municipal nº 2.451, de 12 de abril de 2023, posteriormente modificada pela Lei nº 2.455, de 11 de maio de 2023.

Apesar da aprovação, a Câmara Municipal ainda não disponibilizou em seu site o texto da nova redação da lei. A legislação vigente até então previa auxílio-alimentação de R$ 1,5 mil por mês, pago em dobro em dezembro, e auxílio-saúde de R$ 2,5 mil mensais, ambos de caráter indenizatório.

Agora, a proposta segue para sanção do prefeito Alysson Bestene e posterior publicação no Diário Oficial do Estado.

Conteúdo Original / Fonte: Matheus Mello, ContilNet

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.