Governo demite servidores da Abin presos em operação da PF sobre rastreamento ilegal de celulares

Demissões foram publicadas em edição extra do 'Diário Oficial da União'

Por Marina, ContilNet 20/10/2023 às 19:05
Sede ABIN

O governo federal demitiu nesta sexta-feira (20) dois servidores da Agência Brasileira de Inteligência que foram presos em operação da Polícia Federal que investiga o de uso de sistemas de GPS para rastrear celulares sem autorização judicial.

As demissões de Rodrigo Colli e Eduardo Arthur Izycki foram publicadas em edição extra do “Diário Oficial da União” e foram assinadas pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

Eles ocupavam o cargo de oficial de inteligência da Abin e, segundo a publicação no “Diário Oficial da União”, foram demitidos por participarem de gerência ou administração de sociedade privada, exercerem o comércio e por improbidade administrativa.

Sede ABIN

Nesta sexta-feira, mais cedo, a Polícia Federal cumpriu 25 mandados de busca e apreensão, além dos dois de prisão preventiva, para apurar supostas irregularidades na conduta de servidores da Abin.

A operação deflagrada pela PF investiga um suposto esquema de rastreamento ilegal de celulares.

Segundo a TV Globo e a GloboNews apuraram, Rodrigo Colli e Eduardo Arthur Yzycky foram presos porque tinham conhecimento do suposto esquema e coagiram colegas para evitar uma possível demissão.

Em nota, a agência informou que instaurou um procedimento para apurar a questão.

Conteúdo Original / Fonte: G1 Globo

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.