O superintendente da Funasa no Acre, Raphael Bastos Júnior, esteve reunido na última sexta-feira (4) com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Bujari, Sandra Chagas, para tratar da situação de mais de 400 famílias do projeto de Assentamento Walter Arce, em Bujari, que vem sofrendo com a falta de água e esperam o apoio da Funasa para solução do problema.
Também participaram da reunião o assessor técnico do sindicato, Elias Daher, o líder sindical, Cosme Lima, o presidente da associação do projeto de assentamento Marcos Bento e outras lideranças da região.

Superintendente da Funasa, Raphael Júnior e membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Bujari após a reunião /Foto: Assessoria
De acordo com Sandra Chagas, as 400 famílias estão morando no projeto de assentamento e não dispõem de água e precisam caminhar aproximadamente duas para buscarem latas e baldes de água nos açudes próximos do projeto.
“Sabemos que não é de responsabilidade da Funasa, mas estamos querendo socorro. Não temos água para ter o mínimo de dignidade, principalmente para as nossas crianças e idosos”, disse o assessor técnico Elias Daher.
Raphael Bastos se comprometeu a mobilizar uma visita ao local, juntamente com representantes do Incra e com dirigentes do Depasa, órgão responsável pelo abastecimento de água do Estado.
“Precisamos pensar juntos uma proposta de curto, médio e longo prazo para darmos o mínimo de dignidade para as mais de 400 famílias já instaladas nesse assentamento, Entendo que água é vida e essas pessoas estão sendo privadas de seu direito”, disse Bastos, que também se comprometeu a buscar recursos junto à presidência da Funasa, já que uma das prioridades da gestão é saneamento básico rural.
